Tamanho do texto

Entregou um relatório mal escrito ou não cumpriu o deadline? Recuperar a confiança do chefe é possível; conheça dez soluções do Business Insider

Brasil Econômico

Mantenha seus equipes e seja consistente para conquistar a confiança do chefe
iStock
Mantenha seus equipes e seja consistente para conquistar a confiança do chefe


Quem não quer trabalhar em um ambiente saudável e produtivo? A questão é que para conseguir isso, primeiro é necessário conquistar a confiança do chefe. Mas o que acontece se a reputação de um funcionário for abalada por causa de um deadline que não foi cumprido ou de algum trabalho cuja qualidade ficou abaixo do esperado? Todos já passamos por isso em algum momento da vida. Veja algumas dicas do site Business Insider para você reestabelecer a relação de confiança com seu chefe.

+ Seu chefe é uma pessoa difícil? Veja cinco dicas de como lidar com ele

1. Admita que relações mudam

A relação que você tem com o seu chefe vai mudar com o tempo. Quando você entrou na empresa, seu chefe era seu mentor, mas é natural que com o passar do tempo você não precise mais que ele seja o seu guia. Você deve se tornar capaz de resolver os problemas e executar as suas tarefas sozinho. Agora se você já está acomodado e ainda precisa ser lembrado de sua obrigações, como essa relação de confiança pode avançar para um outro nível?

2. Mantenha compromissos

Se você diz ao seu chefe que o relatório que você está preparando estará na mesa dele até o final do dia, você fará o possível e o impossível para se assegurar de que isso será feito conforme o combinado. Se você sempre cumpre o que promete, seu chefe pode ficar tranquilo. O problema é o funcionário que diz que cumprirá uma tarefa amanhã, e cumpre dois dias depois. Nada pode abalar mais a relação que você tem com o seu chefe do que falhar em atender às expectativas, cumprir deadlines e atingir objetivos.

3. Seja consistente

Todos os dias há obstáculos a serem superados. Você pode ficar cansado ou doente. Seu chefe pode estar de mau-humor. Sua mente pode estar ocupada com a briga que você teve na noite passada com o seu companheiro. Embora tudo isso possa impactar a sua performance, você precisa fazer o melhor que pode e entregar um trabalho consistente.

4. Matenha seu chefe sempre informado

Seu chefe espera que você o mantenha informado, especialmente quando um deadine sofre mudança. Se você não fizer isso, como ele poderá confiar em você novamente? Sempre informe seu chefe sobre o andamento de um projeto, com qualquer tipode de mudança que tiver sido feita.

5. Admita que você não tem todas as respostas

Se você não sabe uma resposta, não invente e dê informação errada. Seu chefe está acreditando que você sabe a resposta, e se essa resposta estiver errada pode haver uma série de contratempos. Admita que você não sabe a resposta se não sabe e diga que você achará a resposta ou que perguntará para alguém que sabe.

+ Chefe mão de ferro ou líder moderno: qual perfil é mais bem visto e mais comum?

6. Antecipe as necessidades do seu chefe

A essa altura você já terá aprendido as metas que seu chefe deseja que sejam perseguidas. Agora é hora de usar essa informação para ficar um passo a frente. Por exemplo, se há uma reunião com um cliente grande em duas semanas, tome a iniciativa e pergunte ao seu chefe o que precisa ser preparado para que o encontro ocorra sem nenhum problema.

7. Aprenda como seu chefe se comunica

Todos temos maneiras diferentes de no comunicar uns com os outros. Alguns preferem encontros cara a cara, outros preferem resolver pendências por e-mail. Saber como seu cehfe se comunica pode ajudá-lo a evitar qualquer problema de comunicação. Leva tempo para aprender isso, mas no fim, a relação com seu gestor sairá fortalecida.

8. Assuma a responsabilidade

Quando você cometer algum erro, admita esse erro. Não culpe os outros. Não fique na defensiva. Seu chefe entende que somos todos humanos e cometemos erros. Assuma a responsabilidade pelos seus erros - isso mostra que você está sob o controle da situação, sabe o que está acontecendo e merece um voto de confiança para consertar as coisas. Você não quer ser aquela pessoa que é conhecida por dar desculpas e por ser incompetente.

9. Chegue cedo e fique até tarde

Chegar no trabalho antes de todo mundo, até mesmo do seu chefe, mostra que você é confiável. Além disso, sair correndo do escritório antes do seu chefe não o coloca na melhor posição. Use esse tempo adicional para preparar-se para o dia seguinte e antecipar algumas atividades, como responder e-mails pendentes.

10. Mostre seus pontos fortes

Bons gestores têm um talento especial para indentificar os pontos fortes e as singularidades de cada membro de sua equipe. Para que isso aconteça, você deve mostrar no que é muito bom! Isso inclui não apenas suas habilidades e experiências, mas também sua personalidade, já que ela pode mostrar como você lida com pressão e colabora com colegas. Quando você demonstra seus pontos fortes para o seu chefe, demonstra também qual é o seu valor para ele e para a equipe.