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Organizar as tarefas diárias pode te ajudar a manter uma rotina saudável e eficiente em sua startup
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Organizar as tarefas diárias pode te ajudar a manter uma rotina saudável e eficiente em sua startup

Abrir um negócio é um ato de coragem. Mantê-lo, porém, exige sabedoria, paciência e cuidado. Para não citar outras coisas. Muitas vezes, mesmo empreendedores mais experientes acabam se sentindo sobrecarregados com tantas atividades que uma startup exige de cada pessoa envolvida.

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Os diretores da Whitestone Partners Inc., uma startup americana de gestão e consultoria de negócios, Doug e Polly White, escreveram um artigo ao site Entrepreneur a fim de tirar dúvidas sobre como organizar e priorizar as atividades no dia a dia do trabalho .

"Recentemente, um proprietário de uma das empresas de Richmond, o paraíso das startups, nos questionou qual a melhor maneira de organizar as atividades de trabalho. Ele estava se sentindo um pouco confuso e gostaria de um conselho”, contam os empreendedores.

Desse modo, os dois contam 5 passos essenciais que todos os empresários poderiam utilizar no cotidiano para manter seus negócios nos trilhos. Veja:

1. Escreva suas prioridades

Isso pode soar banal, mas se você deseja saber priorizar os deveres de maneira bem sucedida, deve escrever seus objetivos e metas do dia. Com tantas coisas competindo pelo seu tempo, é quase impossível mantê-las apenas na cabeça. Escreva-as na agenda, no celular, no post-it, tanto faz.

Mais uma coisa: tenha certeza de que seus objetivos sejam específicos, já que coisas muito abrangentes não funcionam, uma vez que, para cada pequena meta, você deve seguir uma série de ações que devem ser completadas, uma a uma, para, então, chegar ao objetivo principal. Ao lado de cada ação, coloque uma data de conclusão prevista e o nome da pessoa responsável por completá-la.

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Coloque as ações em seu calendário como “a fazer” e verifique a planilha de maneira recorrente. Não tenha medo de analisar e rever a sua lista – assim, você aprende mais.

2.  Foque seus esforços

Limite o número de afazeres em que você vai trabalhar no dia. Termine uma coisa antes de começar outra. Mesmo depois de ter escrito suas prioridades, você não poderia dar conta de 17 atividades ao mesmo tempo – tire isso de cabeça! Faça um “top prioridades” e foque em cada uma de cada vez. É melhor chegar na linha de chegada com três metas atingidas do que empurrar dezenas delas apenas por alguns “centímetros”. 

3. Priorize em construir o âmago da startup

Em primeiro lugar, você obviamente precisa gerar receita, a fim de ter um negócio viável. Nós, frequentemente, dizemos aos novos empreendedores que “primeiro, venda algo. Prove se o conceito, produto e negócio funciona”. Você não vai acertar de primeira... Então, faça seu melhor esforço e obtenha feedback. Faça mudanças e melhorias, depois disso. Evolua a cada momento. Pegue testemunhos, desenvolva cases de estudo e pergunte por referências a fim de ganhar mais clientes.

É importante que você foque na melhora da oferta de seu produto e serviço ao consumidor. Estas ações poderão te trazer as melhores chances de construir um fluxo de caixa confiável. 

4. Gaste algum tempo construindo para o futuro

Por mais que você esteja focado nas tarefas que afetam seu negócio hoje, não perca nunca a visão do futuro. Se você for bem sucedido e seu negócio crescer, precisará contratar funcionários, por exemplo. Com isso, você precisaria de um esforço de marketing melhor, um lugar maior, equipamentos mais produtivos e, claro, capitalização.  Além disso, você precisaria ganhar habilidades ou conhecimento.

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Para isso, dê uma olhada na sua planilha de metas. Inclua algumas metas de longo alcance para o seu negócio. Certifique-se de que você está se preparando para o sucesso a longo prazo também. 

5. Terceirize tarefas auxiliares

Se você não tem tempo suficiente para concluir tudo em sua lista de afazeres, deve olhar para as tarefas que podem ser terceirizadas. Esses itens podem incluir, por exemplo, trabalho administrativo ou contabilidade. Talvez outros profissionais possam realizar algumas tarefas de marketing também.

Claro que é preciso pensar se o tempo extra que você ganha compensa o custo de pagar outros para executar tais tarefas. Se sim, então saiba repassar tarefas! Isso também faz parte de sua libertação para prosseguir as ações que vão mover sua startup para frente.

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