Brasil Econômico

Brasil Econômico

undefined
iStock
Profissionais bem sucedidos não têm poucos ou menos problemas, apenas possuem melhores estratégias e recursos

A maior parte de nós deseja ser bem sucedido na vida, mas apenas uma parte acredita que “já chegou lá” ou, mesmo, que será capaz de alcançar o nível desejado de sucesso. Nós todos temos diferentes definições sobre o que é isso, na verdade, mas existem algumas mentiras genéricas em que todos confiamos. E que devem cair por terra, urgentemente.

Segundo o CEO e fundador da Skill Incubator, Chris W. Dunn, afirmou ao site Entrepreneur, existem dezenas de mentiras em torno do sucesso – mas essas sete, apontadas por ele, são as maiores e mais comuns, em sua opinião. Elas abrangem desde o que é sucesso até como isso é alcançado ou o que nos traz . Veja: 

1.  Todas as respostas

Joan Baez disse que “enquanto alguém continuar buscando, as respostas continuarão a aparecer”. Pessoas bem sucedidas não são aquelas que começam com todas as respostas, mas sim, aquelas que aprenderam a encontrar o que não sabem.

Graças ao nosso ecossistema de informação global, todas as “desculpinhas” para não ir atrás de aprender novas coisas acabaram, uma vez que tudo se tornou muito acessível e fácil de ser encontrado. Nós temos acesso às fontes ricas de informação ao clique rápido de um mouse.

Muitos empreendedores atingiram o sucesso por tentar e errar, aprendendo com seus erros durante o percurso. Eles não foram intimidados pelo que não sabiam, e não tiveram medo de tomar uma ação, mesmo quando isso significava cometer falhas.

Você não pode esperar até que tenha todas as respostas para, assim, ter uma atitude.

2.  Sem mudanças

O texto básico de clínicas dos Narcóticos Anônimos diz que a “insanidade é fazer a mesma coisa, repetidamente, e esperar resultados diferentes”. Dito isto, vamos ser honestos aqui: existe uma linha tênue entre perseverança e insanidade, ou seja, é preciso consciência para saber quando temos de manter um ideal e continuar correndo atrás de algo e quando é melhor fazer mudanças.

Para atingir o nível que queremos, precisamos estar preparados para atuar em uma nova indústria ou alterar proposta de venda do seu produto, por exemplo.

O que você fez até agora te trouxe até aqui, mas se você quer ir para um lugar diferente, mais alto, precisa usar de astúcia. 

3. Do dia para a noite

A cantora Beyonce disse que “nunca encontrou ninguém que trabalha mais do que ela em sua indústria”.

Uma das maiores falácias em que acreditamos sobre sucesso é que podemos “fazer acontecer” da noite para o dia. Esta mentira tem sido construída por histórias na mídia que contam sobre pessoas que, de repente, levantam vitoriosas. É verdade que todo mundo ama uma boa história sobre como uma pessoa, sem dinheiro ou status, contra tantos obstáculos, constrói seu sucesso repentinamente: e, então, pensamos que a mesma coisa poderia acontecer conosco.

LEIA MAIS: 7 hábitos que atrapalham o sucesso financeiro

Mas, o fato é que esses casos escondem o longo trabalho para refinamento de habilidades e produtos. A única coisa que acontece do dia para a noite é o reconhecimento alheio.
Se você entrevistar qualquer pessoa bem sucedida, ela vai te falar que trabalhou arduamente para chegar onde está agora. Mark Zuckerberg frequentemente atribui o progresso do Facebook nos últimos anos a longas horas de tediosas codificações. Mesmo alguém com o talento natural, como Beyonce, precisa trabalhar duro! 

4. Sem sacrifícios

“Você pode ter de tudo. Mas não tudo de uma vez”, diz Oprah Winfrey.  Sim, você pode conquistar tudo. Você pode, inclusive, ganhar um milhão de dólares por mês. Ir a 50 países em um mesmo ano. Gastar cada minuto com sua família e ser um ótimo pai ou uma mãe maravilhosa. Ter uma saúde perfeita e completar 10 maratonas. Abrir uma ONG e acabar com a fome do mundo!

Mas, não tudo de uma vez.

O fato é que você não precisa fazer escolhas sobre o que realmente deseja agora. Nossas vidas nunca estarão perfeitas, com tudo em equilíbrio. Dessa maneira, precisamos decidir o que queremos sacrificar agora para poder conquistar de maneira prioritária.

A palavra aqui é: tenha prioridades. São elas que poderão te levar para diferentes lugares, posições, fases. E, lembre-se de que esperar perfeição em todas as áreas da sua vida só vai te causar desapontamento.

5.  Tchau, problemas!

O empreendedor e palestrante motivacional americano Jim Rohn costuma dizer: “não deseje que isso fosse mais fácil, deseje que fosse melhor. Não deseje que tivesse menos problemas, deseje que tivesse mais habilidades. Não deseje que fosse menos desafiado, deseje que fosse mais sábio”.

Profissionais bem sucedidos não têm poucos ou menos problemas, apenas possuem melhores estratégias e recursos para lidar com isso. Dificuldades, afinal, são necessárias na estrada para a vitória - e isso vale para aqueles que, de alguma maneira, “já chegaram lá”. Na verdade, quanto mais alto você chega, maiores serão seus problemas.


6.  Mais amigos

“O sucesso faz com que tantas pessoas te odeiem. Eu gostaria de que não fosse dessa maneira. Seria maravilhoso aproveitá-lo sem ver a inveja nos olhos a seu redor”, afirmou a diva Marilyn Monroe.

Quantas vezes já ouviu pessoas criticando alguém que está em evidência? A vitória alheia faz com que outros se sintam inseguros. Assim, quanto mais conhecido publicamente você for, maior as chances de ser criticado pelo que conquistou.

LEIA MAIS: 12 passos difíceis, mas necessários para alcançar o sucesso no empreendimento

O fato é que é possível, inclusive, que você perca alguns amigos por isso. Mas, a boa notícia é que também terá a oportunidade de fazer novas amizades.

7.  Mais felicidade

“Dinheiro não fará você feliz, mas todo mundo quer descobrir isso pela própria experiência”. Francamente, temos de concordar que o dinheiro pode, sim, comprar algumas coisas que nos deixam alegres, mas isso é por um curto período de tempo. Não é algo que se prolongue ou que seja profundo, satisfatório.

O único caminho que o sucesso pode te deixar feliz é se você tiver tempo de ser grato por cada momento, mesmo os maus. Gratidão é uma escolha e as pessoas verdadeiramente satisfeitas são mestres em ser agradecidas, não interessam as circunstâncias.

    Leia tudo sobre: Empreendedorismo

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários