Brasil Econômico

Brasil Econômico

undefined
Arte iG
Veja como pessoas introvertidas podem trabalhar seu branding pessoal

Ter uma carreira de sucesso depende em parte de promover seu branding pessoal. Embora sair da zona de conforto possa parecer assustador, é importante correr alguns riscos e fazer contatos com pessoas da sua área de atuação. O problema é que criar branding pessoal pode ser bastante intimidador, especialmente se você for introvertido no ambiente de trabalho, onde você se vê obrigado a trabalhar junto de pessoas extrovertidas, que costumam ser bastante sociáveis. Construir seu branding pessoal não deve demandar tanta energia, no entanto. Veja seis dicas do site entrepreneur para ajudar os introvertidos a enfrentarem esse desafio.

+ De Einstein a JK Rowling; os 23 introvertidos que se tornaram bem sucedidos

1. Não tenha vergonha de falar sobre suas conquistas

Muitas vezes, quem é introvertido não tem o reconhecimento que merece porque não promove suas conquistas. Muitas pessoas não sabem como divulgar suas realizações sem parecerem arrogantes. Não é inteligente, contudo, confiar exclusivamente nos outros para falar sobre suas realizações. Deixá-las despercebidas pode atrapalhar seus planos de conseguir uma promoção, por exemplo. 

2. Trabalhe duro para criar relações fortes

É típico dos introvertidos procurar um mentor para ajudá-los a alcançar o sucesso. Criar relações fortes com pessoas que são mais propensas a falar em seu nome pode ser valioso, especialmente quando você precisar de uma alguém que ateste as suas habilidades e capacidades.

3. Compartilhe suas ideias

Sinta-se livre para compartilhar alguma ideia ou opinião. Essa é uma boa maneira de deixar seu gerente ou gestor ciente da sua contribuição para a empresa. Entretanto, se agir dessa forma exige grande esforço da sua parte, passe e repasse mentalmente qual é o seu plano, antes de dizê-lo.

4. Não analise sua performance excessivamente

É comum que os introvertidos sejam duros consigo mesmos porque eles tendem a se tornar muito conscientes em momentos decisivos. Se você for um deles, não se deixe se abater pelos seus erros. Ao invés disso, concentre-se em seus sucessos.

+ Quer ganhar dinheiro? Veja 10 ideias de negócio para introvertidos

5. Ensaie antes de enfrentar situações que o deixam nervoso

Quando tiver que fazer uma apresentação, ensaie na frente de um espelho ou na frente de um amigo que o faça se sentir mais confortável.

6. Sempre tenha um plano

Se você tem eventos em seu calendário, estabeleça um plano. Tenha em mente alguns truques para começar uma conversa. Fazer comentários sobre eventos atuais, música ou cinema pode ser uma maneira eficaz de começar uma conversa. Elas fluem melhor quando as pessoas discutem sobre algo que têm em comum.

Os introvertidos costumam dizer que se sentem mais confortáveis quando se comunicam por meio de plataformas online do que pessoalmente. Brandig pessoal é importante, e os introvertidos devem tirar vantagem dos meios de comunicação online usados por jovens profissionais, como LinkedIn e Twitter para fazer mais contatos em um ambiente menos estressante. O mundo profissional pode parecer assustador para quem é introvertido, mas qualquer pessoa pode aprender as habilidades necessárias para aumentara seu branding pessoal.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários