Tamanho do texto

Está querendo mudar de emprego? Veja como é importante customizar o currículo e ativar a rede de contatos durante a busca por um novo trabalho

Brasil Econômico

Avise os seus amigos que você está procurando emprego e pergunte se você pode mandar o seu currículo para eles
iStock
Avise os seus amigos que você está procurando emprego e pergunte se você pode mandar o seu currículo para eles

Quando procuramos emprego, costumamos passar muito tempo acessando sites de oferta de emprego e enviando currículos em massa sem receber convites para entrevistas ou ao menos uma resposta dos empregadores. De acordo com um levantamento feito pelo Brandon Hall Group em 2014, os empregadores recebem entre 102 e 137 currículos por vaga por meio de anúncios e redes sociais. Fazer uma busca de emprego eficiente e gerar interesse do empregador requer pesquisa e estratégia. Considere esses cinco conselhos do site entrepreneur para procurar emprego e ter sucesso na busca.

+ Acabou de chegar na empresa? Veja como fazer amigos no emprego novo

1. Entenda o critério de busca

Quando for procurar emprego , defina quais são as suas prioridades principais -  trabalhar em uma determinada empresa? Ganhar muito dinheiro? Ser um geente sênior? Se você entender o que o motiva como trabalhador, será mais fácil direcionar suas candidaturas para as oportunidades que correspondem às suas habilidades e ambições.

Também é importante ser flexível. Ser criterioso demais pode custar o emprego dos seus sonhos na empresa dos seus sonhos. Se você for convidado para uma entrevista de emprego para uma posição que não tem muito a ver com você, seja franco com o recrutador a respeito das suas habilidades e do seu desejo de trabalhar naquela empresa. Sempre há a possibilidade de surgir mais tarde uma oportunidade melhor dentro daquela mesma empresa.

2. Crie uma lista de empregos que estejam alinhados com o seu critério

Depois de identificar o que exatamente você está procurando em um emprego, use esse critério para guiá-lo durante a busca. Crie uma lista no Excel ou em qualquer outro programa para manter o controle das informações que você colher.

3. Leia cuidadosamente a descrição do trabalho 

Você pode achar que ler a descrição do trabalho durante a busca por emprego pode fazê-lo perder tempo, mas, na verdade, é o contrário. Você estará poupando tempo a longo prazo porque não se candidatará a vagas que não combinam com você.

Se você ler a descrição e perceber que a proposta combina com você, esteja preparado para explicar de forma precisa como suas habilidades e experiências correspondem à oportunidade anunciada.

+ As 50 perguntas mais comuns feitas em entrevistas de emprego

4. Customize seu currículo e sua carta de apresentação

Deixe o seu currículo e a sua carta de apresentação com a cara da vaga e da empresa a qual você está se candidatando. Ele deve atender também as exigências inerentes à proposta. Ter múltiplas versões do currículo pode ser uma maneira eficiente de adaptar a sua experiência para cada função e/ ou empresa.

5. Ative sua rede de contatos

Muitas vagas que são abertas não são anunciadas, o que torna a sua participação em eventos, conferências, palestras e seminários relacionados a sua profissão tão importante. Deixe as pessoas saberem que você está procurando emprego e pergunte sobre vagas disponíveis. Avise os seus amigos que você está buscando boas oportunidades de trabalho e pergunte se você pode mandar para eles seu currículo. 

Não há uma fórmula mágica quando se trata de procurar emprego, mas concentrar sua busca em qualidade ao invés de quantidade e ativar sua rede de relacionamentos pode ser um bom caminho.