Tamanho do texto

Você tem a mente aberta, trabalha em equipe e é flexível? Essas são apenas algumas dicas para você mandar bem no primeiro emprego da sua vida

Brasil Econômico

Transformar os erros em ações positivas é um dos conselhos para os jovens trabalhadores
iStock
Transformar os erros em ações positivas é um dos conselhos para os jovens trabalhadores

Graduação. Para milhares de jovens que acabaram de sair da faculdade, a graduação tem um dulpo significado: ela representa o fim de uma fase, e o começo de outra. Na verdade, muitos esperam ansiosos pela transição, por esse período que separa uma fase da outra e que é cheio de aprendizado. O site entrepreneur separou dez dicas para quem está trocando a sala de aula pelo escritório e está em busca do primeiro emprego . Confira!

+ Como fazer um currículo para o primeiro emprego

1. Tenha a mente aberta

Tente trabalhar com os mais variados tipos de pessoas e nos mais diferentes lugares. Em seu primeiro emprego , seja pró-ativo demonstre interesse em participar de projetos instigantes, apresente-se para alguém novo todos os dias e aceite o fato de que você não sabe tudo.

2. Alinhe suas ideias com as ideias da empresa em que trabalha

Certifique-se de que você e o seu gestor têm a mesma noção de sucesso. Suas prioridades diárias devem estar alinhadas com os objetivos dos negócios de uma forma geral. Verifique todas as semanas se o material que você está produzindo contribui para o sucesso da empresa como um todo.

3. Colabore

Na faculdade, você precisa ser centrado em si mesmo e nas suas próprias atividades. Nos negócios, as coisas são um pouco diferentes. Aquele discurso "Não existe EU em um time", é 100% verdade. Se você não é uma pessoa que colabora com os outros e trabalha em equipe, vai enfrentar mais dificuldades para garantir uma carreira bem sucedida. Não seja um lobo solitário.

4. Seja paciente

Algumas coisas vão dar errado. Encare esses momentos como oportunidades para desenvolver seu autoconhecimento e e crescimento. Não podemos fugir quando alguma coisa não sai conforme esperávamos.

5. Seja flexível

Mesmo que você não ame o seu primeiro emprego, cumpra suas obrigações de maneira satisfatória e tente encorajar os outros a fazerem o mesmo. Se você mostrar que pode ser astuto e criativo, seus colegas, seus chefes e até mesmo a empresa para a qual você trabalha vão querer você no time deles. O primeiro emprego é uma oportunidade. Se você for bom para o negócio, o negócio será bom para você. Se você persistir e fizer bem um trabalho do qual você nem gosta tanto, imagina o que você poderá fazer quando encontrar o emprego dos seus sonhos.

+ Em busca de estágio? Veja como ser competitivo e conquistar a vaga dos sonhos

6. Seja resiliente

Na faculdade, uma reprovação é um sinal de que você não aprendeu e pode não estar apto a se formar. Na sua carreira, você também vai falhar, e quando falhar, aprenderá lições valiosas, que pode levar para o resto da sua vida profissional. Aprenda a lidar com os seus erros a transformá-los em ações positivas. Não abaixe a cabeça. Reflita, pegue o que você aprendeu e siga em frente.

7. Seja proativo

Há pessoas que querem que as coisas aconteçam e outras esperam que as as coisas aconteçam. Mas há também aqueles que fazem as coisas acontecerem. Envolva-se no negócio e encontre maneiras de ser proativo. Explore seus pontos fortes para causar impacto e identifique suas áreas de fraqueza para melhorá-las.

8. Seja humilde

Qualquer bom empreendedor, artista ou atleta dirá que não alcançou o sucesso sozinho. Assim como eles, você precisará de mentores ao longo de sua carreira, por isso, lembre-se do conselho anterior: tenha uma mente aberta. Você conhecerá pessoas com quem poderá aprender muito em todos os lugares.

9. Seja curioso

Nunca paramos de aprender. Esteja atento ao que está acontecendo ao seu redor. Siga tendências que ajudarão o seu negócio e leia livros que lhe interessam. Se você mantiver a paixão pelo aprendizado, nunca se sentirá irrelevante.

10. Não esqueça daqueles que fizeram você chegar lá

Quando você alcançar o sucesso, não esqueça de destacar "como" você chegou lá. Não se trata apenas de fazer gols e marcá-los no placar. Como você chegou onde chegou é uma demonstração do trabalho que os outros fizeram para ajudá-lo a chegar lá. Convide outras pessoas para participar dessa caminhada, que é iniciada com o primeiro emprego, e não ignore ou menospreze o que ela fizerem por você.