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Descubra quais dúvidas atormentam seus clientes, busque entretê-los e proporcione grandes experiências: veja como é fácil promover sua marca

Brasil Econômico

Consistência é o segredo para promover uma marca, apontam especialistas
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Consistência é o segredo para promover uma marca, apontam especialistas

Se seu negócio não vai bem, e o problema não é dinheiro, o preço dos produtos e serviços que você vende, ou a crise econômica, então o que pode estar errado é a maneira como você está promovendo sua marca. As pessoas não investem e não consumem produtos de uma empresa que não conhecem. Se você quer que seu empreendimento cresça, precisa trabalhar esse ponto. Ele deve se tornar uma prioridade. É por isso que networking é importante. Se você chama a atenção das pessoas e gera consciência, tem chances de promover seu negócio. É um conceito simples, mas difícil de dominar. E, na verdade, muitas empresas não se ligam nesse conceito.

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A nova geração desenvolveu habilidades e reflexos que lhe permite bloquear pop-ups e fechar anúncios que abrem automaticamente nas telas dos celulares tão rapidamente quanto a velocidade da luz, mas ainda assim, muitos publicitários continuam gastando tempo e dinheiro em publicidade móvel todos os anos.  As pessoas passam a maior parte de seu tempo em seus smartphones, mas as empresas também continuam gastando milhões em espaço publicitário na TV. Mas se investir em publicidade móvel e comprar espaço publicitário não são boas estratégias, qual é a melhor maneira de um empreendedor vender sua marca ? Essas técnicas, além de caras, não fornecem nenhum valor real ao cliente. Uma empresa que gasta milhões em anúncios em celulares e torna isso uma prioridade está adotando uma estratégia preguiçosa para chamar a atenção de seu cliente.

A melhor maneira de promover sua marca é proporcionando um serviço útil e positivo para o seu consumidor. Isso requer mais esforço, mas é mais rentável, e ainda pode ajudá-lo a criar uma base leal de fãs da marca durante esse processo. Veja algumas ideias sugeridas pelo site Entrepreneur:

Eduque seus clientes

O site da empresa de e-commerce ties.com vende vários tipos de gravata. Sabe o que eles fizeram para chamar atenção para a marca e agregar valor a ela? Seus empreendedores descobriram as dúvidas que os clientes tinham sobre gravatas e passaram a responder a todas as perguntas que eles tinham.

Uma pesquisa feita na plataforma Google's Keyword Planner sugeriu que as pessoas pesquisavam nos sites de busca "como dar nó em gravata" pelo menos 550 mil vezes por mês e viram nisso uma grande oportunidade.

O pessoal do ties.com decidiu criar um guia, com vídeos, descrições e infográficos para ensinar os homens a darem nó na gravata. O conteúdo é muito superior do que qualquer outro material sobre nós em gravata. Na verdade, o conteúdo deles é tão bom que é o primeiro a aparecer nos resultados para a busca "como dar nó na gravata". Isso significa que muitas pessoas estão tendo suas dúvidas esclarecidas e estão gerando mais tráfego e venda para o website ties.com.

A estratégia deu tão certo que os seus responsáveis deciciram lançar a seção Man Academy no site, com várias dicas sobre moda para os homens que precisam respeitar esse tipo de dress code.

Concluindo, descubra quais são as dúvidas dos seus clientes e certifique-se de que você vai respondê-las da melhor forma possível, melhor do que qualquer outra empresa.

Entretenha seus clientes

Dependendo da indústria em que você atua, seu público-alvo talvez não queira ser instruído por um blog de conteúdo. Se as pessoas procuram sua empresa para se sentir bem ou escapar por alguns minutos de suas responsabilidades, entretê-las pode ser uma estratégia eficiente para direcionar a atenção delas para a sua marca. Foi o que fez a BarkBox, uma empresa especializada em vender brinquedos e guloseimas para cães. Se ensinar as pessoas a montarem os brinquedos e prepararem os petiscos de seus próprios cães fosse o objetivo da empresa, então criar conteúdo educacional para elas seria a melhor opção. Acontece que os fãs da BarkBox só querem se divertir com seus cães e dividir histórias sobre seus pets com seus amigos. Provavelmente, é por isso que a empresa decidiu entreter- mais do que educar - seus clientes para agregar mais valor.

Eles fizeram um blog chamado BarkPost, uma espécie de BuzzFeed para os apaixonados por cães. Lá você pode encontrar vídeos hilariantes, histórias de cortar o coração e fotos fofas de animais de estimação.

A equipe do The Bark & Crow usa ainda outras ferramentas para provocar engajamento e entreter seu público, como as redes sociais. A BarkBox postou mais de 5 mil vezes no Instagram e ganhou 12 milhão de seguidores desde que começou a usar a plataforma. Claro que a BarkBox já tinha seus seguidores, mas é preciso muito trabalho para mantê-los.

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Proporcione grandes experiências

Para falar sobre grandes experiências, o autor do artigo  publicado no site Entrepreneur, Ryan Erskine, usa o exemplo de uma loja especializada em saladas que foi inaugurada perto do seu escritório, a Sweetgreen. Os ingredientes são ótimos, e o preço é honesto, diz ele, mas o que é realmente surpreendente é como os pedidos online podem ser feitos. A interface do site é sedutora e amigável, e você pode checar quantas calorias vai consumir de acordo com número de ingredientes que você adiciona ou deleta do seu pedido. É simples e intuitivo. Depois disso, é só escolher o momento em que deseja retirar sua salada. É só entrar na loja e pegar na prateleira, não precisa ficar na fila.

Erskine gostou do tipo de tratamento dado pela Sweetgreen e da forma como a marca poupa o tempo de seus clientes. Acabou se tornando um fã da empresa. Esse é um exemplo de grande experiência. Quanto mais você surpreende os outros, menos você tem que promover sua marca porque os outros naturalmente vão promovê-la por você.

Você não acha que essa maneira de alavancar seu negócio é muito mais impressionante do que simplesmente colocar anúncios online?

Não se esqueça que consistência é a chave para a promoção de uma marca. Um conteúdo viral é bom, mas você vai se perder se não continuar entregando valores. Se você responde a uma pergunta ou esclarece uma dúvida de um consumidor, ele fica feliz. Mas se você responde outras perguntas e esclarece outras dúvidas, você se torna uma fonte confiável de informação.