Brasil Econômico

undefined
iStock
O Abono Salarial ano-base 2015 começa a ser pago nesta quinta-feira

Os trabalhadores que não sacaram o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2014  terão uma nova chance de sacar o benefício. O período para fazer o saque começa nesta quinta-feira (28) e se estende até o dia 31 de agosto, de acordo com anúncio Ministério do Trabalho.  

LEIA MAIS:  Licença-maternidade: saiba quais são os seus direitos

A prorrogação do saque do abono salarial ano-base 2014 para aqueles que perderam o prazo inicial havia sido comunicado no início de julho pelo ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. Segundo ele, mais de 1 milhão de pessoas perderam o prazo, que terminou no final de junho. . Espera-se que mais de R$ 800 milhões sejam injetados na economia em 2016, se todos os brasileiros que têm direito ao abono salarial sacarem o benefício. 

Abono salarial ano-base 2015

O PIS/Pasepe ano-base 2015 também começará a ser pago nesta quinta-feira  (28). Poderão sacar o benefício este ano os trabalhadores que nasceram entre julho e dezembro. Já os trabalhadores nascidos entre janeiro e junho, poderão sacar o PIS/ PASEP apenas no primeiro trimestre de 2017. Em qualquer caso, o abono salarial fica à disposição para do trabalahdore até 30 de junho de 2017, último dia para o recebimento do recurso. 

Confira o c ronograma de pagamento do Abono Salarial ano-base 2015 nas agências da Caixa Econômica Federal



O que é PIS/ PASEP?

PIS/Pasep é a sigla do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), que são contribuições sociais devida pelas empresas.

Novas regras

O pagamento do Abono Salarial ano-base 2015, seguirá as novas regras definidas pela Medida Provisória 665. As regras aprovadas pelo Congresso Nacional associam o valor do benefício ao número de meses trabalhados no exercício anterior. Assim, quem trabalhou um mês no ano-base 2015 receberá 1/12 do salário mínimo, e não 100% como determina a regra vigente até junho de 2016.

Quem tem direito ao Abono?

Tem direito ao Abono Salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais, com carteira assinada, e exerceu atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2015.

Como sacar o Abono?

Para sacar o benefício, o trabalhador deve estar cadastrado no Programa de Integração Social (PIS), ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), há pelo menos 5 anos. O empregador precisa ter relacionado o empregado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), entregue ao Ministério do Trabalho.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários