A variação no preço do dólar é um mistério para muitas pessoas. Existe uma série de fatores, tanto internos quanto externos, que influenciam o sobe e desce diário na cotação da moeda norte-americana, mas, no final, essa definição é mais simples do que parece.
LEIA MAIS: 5 erros e 5 acertos dos negócios online
Apesar de todas as questões que envolvem o preço do dólar , ele varia seguindo a lei da oferta e demanda, assim como qualquer outro produto. Quando a moeda está sobrando no mercado, ela sofre desvalorização, mas quando ela está em falta, cresce a concorrência e, consequentemente, o valor.
Este preço, no entanto, é flexível. A taxa de câmbio divulgada diariamente pelo Banco Central é apenas uma referência baseada na média do valor praticado entre os bancos. O vendedor e o comprador têm o direito de negociar livremente entre si.
Existem valores diferentes para a compra e a venda. O preço cobrado pela casa de câmbio ou pelo banco que está vendendo a moeda caracteriza a taxa de venda, enquanto a taxa de compra representa o preço que estas instituições pagaram ao comprar. Portanto, a cotação do dólar para o consumidor que deseja comprar será baseada na taxa de venda.
Vantagens do dólar baixo
Quando a cotação do dólar apresenta preços mais reduzidos, os consumidores têm maiores benefícios. Fica mais fácil, por exemplo, viajar para o exterior, pois é possível encontrar passagens aéreas mais baratas , tendo em vista que elas são vendidas com base na moeda norte-americana.
A compra de produtos importados também se torna mais acessível quando a cotação do dólar opera em baixa. Além da redução direta no valor, as indústrias também conseguem comprar matéria-prima com preços mais baixos.
Outro ponto importante da cotação do dólar em baixo é a capacidade de reduzir a inflação. Isso acontece porque, como os produtos importados tornam-se mais competitivos, as indústrias nacionais reduzem os valores dos seus produtos para não perder mercado.
Vantagens do dólar alto
Quando a moeda estrangeira opera com valores mais elevados, o Brasil consegue se beneficiar com as exportações. Isso porque os produtos nacionais ficam mais baratos para os outros países, aumentando a competitividade.
LEIA TAMBÉM: Como ganhar dinheiro a mais no final do mês
Além disso, a produção nacional também tem mais vantagens quando o preço do dólar está maior. Afinal, o valor alto dos produtos importados faz com que o consumidor procure alternativas mais baratas dentro do País.