Tamanho do texto

Ter alguns cuidados com os equipamentos utilizados no dia a dia é muito importante para economizar na conta de luz; veja como reduzir os gastos

Instalar a geladeira longe do fogão pode ajudar a economizar energia
iStock
Instalar a geladeira longe do fogão pode ajudar a economizar energia

Ninguém gosta de pagar uma conta de luz muito alta, Para não correr este risco no entanto, é necessário fazer um esforço e economizar energia. Essa é a única forma de evitar surpresas e grandes prejuízos ao final do mês.

LEIA TAMBÉM:  Quer ganhar dinheiro? Veja 10 ideias de negócio para introvertidos

É comum, nos dias de hoje, as pessoas possuírem uma série de eletrodomésticos em casa, gastando cada vez mais energia elétrica. Veja a seguir dicas sobre o que fazer com alguns dos seus aparelhos para que eles consumam apenas o mínimo necessário e não coloquem suas finanças em risco: 

Chuveiro

É importante, primeiramente, lembrar de não tomar banhos muito demorados. Evite também ligar o chuveiro no horário de pico, que acontece entra as 18h e as 21h. Em relação à temperatura, procure usar a chave na posição de verão, pois esta prática é capaz de reduzir em até 30% o consumo. 

No momento em que estiver ensaboando o corpo, não deixe o chuveiro ligado, assim reduzindo consideravelmente o desperdício e a conta de luz. Procure também utilizar sempre as resistências originais e não fazer nenhum tipo de adaptação.

Geladeira 

Algo que muitas pessoas não sabem é que, quando instalada longe do fogão, a geladeira consome menos para manter a temperatura adequada aos alimentos. Esta condição acontece por conta do calor do fogão – e também é válida para a luz solar. 

Também é importante evitar ao máximo abrir a porta várias vezes – e deixá-la aberta por muito tempo. Forrar as prateleiras dificulta a circulação do ar, portanto, também não é recomendado. Procure também regular o termostato para consumir o mínimo necessário e reduzir a conta de luz.

Iluminação 

Algo que pode ajudar bastante na redução da conta de luz é fazer a substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED , pois elas duram mais e consomem menos. Nunca deixe a luz acessa em cômodos que não estão sendo utilizados e aproveite ao máximo a luz do dia. 

Ar-condicionado

Quem tem este aparelho em casa possui várias maneiras de economizar na conta de luz. Uma delas adequar a potência do ar-condicionado ao ambiente em que ele está sendo utilizado, evitando que seja consumido mais do que o necessário. 

LEIA MAIS:  Empreendedores devem evitar essas 8 ideias se querem ter sucesso

Vale também manter o filtro limpo e, assim como na geladeira, regular o termostato adequadamente. Para economizar energia, você também pode evitar qualquer tipo de bloqueio na grade da ventilação e impedir que a parte externa do aparelho seja exposta ao sol. 


    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.