Tamanho do texto

Ser ousado, agir com responsabilidade e entregar resultados são algumas dicas; veja outros conselhos para se aventurar no empreendedorismo

Quem deseja se aventurar no universo do empreendedorismo deve ser ousado e pensar diferente
iStock
Quem deseja se aventurar no universo do empreendedorismo deve ser ousado e pensar diferente

Criar um negócio que faça sucesso é uma tarefa difícil. No entanto, há várias maneiras de contornar isso, segundo o site Busines Insider. A primeira dica para quem quer se aventurar no empreendedorismo é acreditar em si mesmo. Isso quer dizer que o empreendedor deve cercar-se de funcionários não apenas talentosos, mas também positivos, além de ignorar os pessimistas e acreditar que o que ele faz beneficiará outras pessoas. Seguir em frente com confiança, armado com provas dos benefícios de seus produtos e serviços é essencial.

LEIA MAIS: Veja 18 passos para se tornar um empreendedor de sucesso

Insegurança

Quem conhece um pouco o universo do  empreendedorismo sabe que a insegurança é uma cilada. Um empreendedor pessimista ou inseguro tem medo de atrair a atenção de novos consumidores e lançar uma ideia nova e desafiadora, porque teme ser mal sucedido. Quem alcança o sucesso não hesita.

Contatos

Quem  empreende é porque quer ganhar dinheiro, e a única maneira de fazer isso é manter contato com a clientela. É muito importante manter-se conectado a antigos contatos, e acompanhar de perto potenciais clientes . Marcar compromissos com essas pessoas deve se tornar um hábito semanal.

Ousadia

Ter ousadia é a quarta dica. O empreendedor deve se permitir ser diferente. Para isso, ele pode elaborar um lista de todas as coisas que diferenciam a sua empresa dos produtos dos seus competidores e explorá-las. A ideia é demonstrar como é possível fazer a diferença. 

Simpatia

Além de ousado, é importante ser simpático . Não é fácil ser agradável o tempo todo, especialmente quando as outras pessoas não são agradáveis com a gente, mas para um empreendedor ser bem sucedido, ele deve se colocar no lugar do cliente, e tratá-lo como ele gostaria de ser tratado.

Zona de conforto

Sair da zona de conforto é tão importante quanto adotar uma postura ousada e simpática. O empreendedor não pode ter medo de participar de reuniões de trabalho, lançar  novidades e convencer investidores.  

Resultados

 As pessoas aceitam ofertas porque esperam e merecem resultados. Resultados favoráveis repercutem entre os clientes. Se um empreendedor faz um bom trabalho,  eles recomendam seus produtos e serviços para outras pessoas. Por isso é tão importante entregar produtos de qualidade e estabelecer um canal de comunicação eficiente com os consumidores.

Responsabilidade

Como empresário, o empreendedor é responsável por todas as coisas que acontecem com o seu negócio, sejam elas boas ou ruins. Por isso, é importante que ele mantenha uma postura firme e encare os problemas e os obstáculos de frente.

Trabalho em grupo

Ninguém pode ser bom em tudo.  O empreendedor pode fazer uma lista das atividades que não gosta - contabilidade , administração, mídias sociais - e delegá-las a outras pessoas. Isso lhe dará tempo para fazer o que sabe fazer melhor.

LEIA MAIS:  De lojas pop-up a escritórios virtuais: opções que conquistaram empreendedores

Falhas

Até mesmo os empreenderores mais bem sucedidos falham. Então, quem está começando não tem nada a perder e tudo a ganhar se atingir seus objetivos. Se não alcançar o sucesso, é só se recompor, aprender com o que deu errado e tentar novamente.

Perdão

Além disso, o empreendedor iniciante deve ter em mente que não só pode, como deve desculpar a si próprio. Pode ser difícil admitir um erro, mas é importante lembrar que dar um passo em falso ou desapontar um cliente não é o fim do mundo. O segredo é não ficar se martirizando pelos erros cometidos.  Além de ser uma perda de de tempo, não se ganha nada em ficar imerso em negatividade.

Movimento

Seguir em frente, independente do que aconteça é o conselho mais importante.  O empreendedor deve manter os pensamentos em suas metas para alcançar seus objetivos, e não desistir do empreendedorismo assim que aparecerem os primeiros obstáculos. O segredo é continuar aprendendo,  treinando, e dando o melhor aos clientes.

    Leia tudo sobre: empreendedorismo
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas