Desaposentar significa cancelar a aposentadoria para obter uma nova, que some todos os anos trabalhados e resulte em um benefício melhor. Quando uma pessoa se desaposenta, ela abre mãos dos ganhos da primeira aposentadoria, mas mantém o tempo contabilizado para conquistá-la. A esse tempo são somados os anos trabalhados depois da desaposentação, dessa forma, são estabelecidos novos parâmetros para o cálculo da renda mensal.

LEIA MAIS:  Temer vai endurecer regras para benefícios da Previdência Social

Desaposentar nem sempre pode ser uma boa opção
Istockphoto
Desaposentar nem sempre pode ser uma boa opção

Isso quer dizer que só é possível solicitar a desaposentação quando o trabalhador que já aposentou, continua trabalhando e contribuindo formalmente para a Previdência Social.  O recurso permite que o segurado se aposente novamente com um benefício que inclue essas novas contribuições à Previdência.

Como desaposentar?

Não adianta solicitar a desaposentação em um posto de atendimento da Previdência. Quem deseja revisar a aposentadoria tem que entrar com uma ação judicial no Juizado Especial Federal ou nas varas previdenciárias. Embora nem todos os casos sejam aceitos, o assunto tem ganhado cada vez mais espaço e o Supremo Tribunal Federal tem cada vez mais se mostrado favorável ao tema. 

Quando a desaposentação vale a pena?

A desaposentação é vantajosa nos casos em que o aposentado tenha contribuido após a liberação do benefício em valores iguais ou superiores do que fazia antes de se aposentar. Caso contrário, a revisão pode diminuir o valor do novo benefício.

Quais são os casos mais comuns?

Os casos mais comuns são de aposentadorias proporcionais que podem se tornar integrais com o acréscimo no tempo de contribuição. Também há casos em que o trabalhador que se aposentou por tempo de contribuição atinge a idade mínima e quer mudar a modalidade de aposentadoria ao perceber que poderia ser mais vantajoso se aposentar por idade. 

LEIA MAIS: Aposentadoria por idade ou tempo de contribuição? Veja qual é a melhor

Posso ter problemas se pedir a desaposentação?

É possível que a Justiça entenda que o segurado tem de devolver as quantias já recebidas pelo cálculo anterior porque passou a receber um novo valor de aposentadoria. Outra possibilidade é o Supremo Tribunal Federal não aprovar a desaposentação e o aposentado ter quedevolver ao INSS o adicional recebido no benefício com decisões da primeira instância.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!