Tamanho do texto

Plataformas disponibilizam templates funcionais, divertidos e elegantes, assim como recursos variados; veja qual é a melhor

Trabalhar na indústria criativa implica apresentar seu trabalho ao mundo por meio de plataformas atrativas e profissionais. Um bom portóflio pode fazer você conquistar clientes ou conquistar empregadores, enquanto define sua própria marca e faz seus próprios contatos, dois elementos essenciais para a construção de uma carreira sólida.

LEIA MAIS: Não é fluente em inglês? Evite gafes na entrevista de emprego

Entretanto, criar um portfólio bonito e funcional pode ser um pouco complicado e demorado, especialmente se você não tem conhecimento em design e programação. Pensando nisso, fizemos uma lista com algumas das ferramentas mais legais para você apresentar seu trabalho de maneira original e criativa, e sem perder tempo!

Ferramenta para construção de portfólio Cargo Collective
Reprodução
Ferramenta para construção de portfólio Cargo Collective


1. Dunked

A plataforma Dunked além de ser fácil de usar, é gratuita. Você pode criar um site, subir suas imagens, embedar vídeos e áudios, escolher um belo template e customizar seu portfólio de acordo com seu gosto e estilo. A ferramenta se encarrega de resolver questões ligadas a servidores, softwares, segurança e atualizações para que você se concentre apenas no que realmente importa: montar um belo de um portfólio.

2. Cargo Collective

Cargo é uma plataforma de publicação que oferece uma grande variedade de templates customizados. Ela conta com simples, mas sofisticadas ferramentas que controlam a maneira como o conteúdo é exposto, e uma única interface que é contruída com base no trabalho de cada usuário. 

3. Krop

Com o Krop o usuário pode montar um portfólio para empresa nenhuma botar defeito. As ferramentas fornecidas são simples e torna fácil o trabalho de organizar seu conteúdo em um template bonito, com um currículo opcional. Você pode disponibilizá-lo para visualizações em poucos minutos e gastar suas energias promovendo seu portfolio.

Dica: o Krop é plataforma mais consultada pelas maiores empresas do mundo que estão em busca de talentos.

4. Viewbook

O Viewbook permite que designers administrem seu portfólio e exponham seu trabalho de forma muito bonita e flexível. É possível fazer o upload de conteúdo e organizá-lo com o Viewbook manager, e projetar seu site e suas apresentações com um editor de design visual que respeita a sua marca e o seu estilo.

5. Portfolio Box

Essa plataforma torna o trabalho de criar e editar qualquer tipo de portfólio muito fácil. Ela possui galerias, um blog, uma loja de e-commerce e ferramentas de vídeo. O Portfolio Box não impõe um tema padrão, então você pode escolher qualquer estilo para qualquer página e combiná-los. Além disso, você consegue editar seu portfólio do seu browser, ou seja, não precisa ter conhecimento em programação.

LEIA MAIS:  Nove dicas para deixar perfil e currículo no LinkedIn imbatíveis

6. Subfolio

O Subfolio foi criado para as mentes criativas que desejam compartilhar seu trabalho nas redes, seja de forma pública ou privada. A ferramenta coloca a disposição do usuário interfaces customizáveis que vão dos estilos mais práticos aos mais elegantes. É uma ferramenta rápida e rica em recursos, adequada para freelancers, estúdios, agências e empresas.

7. Crevado

Crevado é uma plataforma fácil e gratuita. O usuário pode personalizar o design do portfólio de acordo com as suas preferências e criar um modelo exclusivo, além de visualizar alterações instantaneamente, sem que seja necessário escrever qualquer código. A plataforma adapta-se totalmente a dispositivos móveis, tem recursos de arrastar e soltar e controles de privacidade inteligentes para proteger seu conteúdo.

8. Behance

Behance é uma plataforma online que permite ao usuário não apenas exibir seus trabalhos já concluídos, mas também compartilhar seus trabalhos que ainda estão em desenvolvimento, porque é sincronizado com o Adobe's Creative Cloud e o ProSite, um site especializado em criar portfólios inteiramente customizáveis.

9. Carbonmade

Carbonmade oferece modelos profissionais e bem desenhados que você pode usar para mostrar seu talento e trabalho. Você pode ainda personalizar seu portfolio, do estilo, ao logo, passando pelo domínio. Quem não tiver conhecimento em HTML não vai encontrar dificuldade para mexer com a ferramenta, que é muito fácil de ser usada.


10. Brushd

Brush é mais uma dessas plataformas que torna fácil criar e manter um portfólio. Ela suporta imagens, áudios, Youtube e Vimeo, e conta com galerias cusomizáveis e mais de 25 opções de galerias dos mais diversos estilos. Achou que isso é tudo? O ususário ainda tem acesso a um sistema que comporta blogs e hospedagem em nuvem. Ainda é possível mudar o tema do portfólio com apenas um clique.