Brasil Econômico

Brasil Econômico

O Sistema Público de Escrituração Digital, mais conhecido como Sped, representa a modernização da atual sistemática do cumprimento das obrigações acessórias transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores. 

LEIA MAIS: Economia com escrituração digital será de 480 milhões por ano

O Sped  faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal e foi iniciado a partir do lançamento dos projetos Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital e NF-e Ambiente Nacional. Ele mantém parceira com 20 instituições entre órgãos públicos, conselhos de classe, entidades e associações civis, e firma Protocolos de Cooperação com 27 empresas do setor privado. 

Quais são os objetivos do Sped?

O Sistema Público de Escrituração Digital visa promover a integração dos fiscos a partir da padronização e do compartilhamento das informações contábeis e fiscais; a uniformização das obrigações acessórias para os contribuintes a partir do estabelecimento de transmissão única de diferentes obrigações acessórias de vários órgãos fiscalizadores; e a celeridade da identificação de ilícitos tributários, a partir da melhoria do controle dos processos e da fiscalização mais efetiva das operações com o cruzamento de dados e auditoria fiscal. 

undefined
iStock
Sped abrange várias modalidades de documentação e arquivo digital

O Sped abrange o CT-e, ECD, ECF, EFD ICMS IPI, EFD-Contribuições, EFD-Reinf, e-Financeira, eSocial, NF-e, NFS-e, MDF-e, NFC-e. A definição e a obrigatoridade de todos esse modelos de documentação e arquivo digital podem ser conferidas no portal do Sped

Quais são as vantagens do Sped?

Entre as vantagens do Sistema Público de Escrituração Digital destacam-se a redução de custos com a dispensa de emissão e armazenamento de documento em papel; a uniformização das informações que o contribuinte presta às unidades federadas; a simplificação e a agilização dos procedimentos sujeitos ao controle da administração tributária; a rapidez no acesso às informações; e a possibilidade de cruzamento entre os dados contábeis e fiscais.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários