Depois de dois meses consecutivos de crescimento - 1,4% em março e 0,2% em abril -, a produção industrial brasileira fechou o mês de maio com expansão zero (0% em relação ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais). Com o resultado de maio, a produção industrial acumulada nos cinco primeiros meses do ano continuou negativa, fechando o período janeiro-maio com queda de 9,8%.

LEIA MAIS: Indústria demitiu 41 mil no ano em São Paulo, aponta Fiesp

Os dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Brasil foram divulgados nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Na série sem ajuste sazonal, confronto com igual mês do ano anterior, o total da indústria encerrou maio deste ano em queda de 7,8%, a 27ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação e mais elevada do que a retração de 6,9% verificada em abril último, na mesma base de comparação.

Produção industrial teve expansão zero em maio
Arquivo/Agência Brasil
Produção industrial teve expansão zero em maio

Já a taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos 12 meses, fechou maio deste ano com a queda de 9,5% e praticamente repetiu o recuo de 9,6% registrado em março e abril, quando mostrou a perda mais intensa desde os 10,3% de outubro de 2009.

LEIA MAIS: Ociosidade da indústria automotiva está em 52% da capacidade, diz Anfavea

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!