Tamanho do texto

Área de estudo engloba várias ramos, especializados em diferentes estratégias e focados em diferentes objetivos

Brasil Econômico

Contabilidade é uma ciência que estuda o patrimônio das entidades, seus fenômenos e suas variações. Ela registra os fatos e atos de natureza econômico-financeira e estuda as consequências da dinâmica financeira. Quem conclui o curso de nível superior de ciências contábeis  recebe o diploma de bacharel em ciências contábeis. Para receber a titulação de contador , o bacharel deve fazer um exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade.  

Contabilidade é uma ciência vasta, com várias ramificações
iStock
Contabilidade é uma ciência vasta, com várias ramificações

Existem vários tipos de contabilidade . Cada especialidade foca em um ramo específico da área. Você precisa de um contador, mas não sabe exatamente qual profissional ou qual empresa de contabilidade procurar e contratar? Então conheça as diferenças entre eles. 

LEIA MAIS: MEC suspende novos contratos de Fies, Prouni e Pronatec em 9 faculdades

1) Contabilidade financeira:  representa ações benéficas ao direcionamento da gestão financeira do capital aplicado às organizações e gera dados suficienes para a elaboração das demonstrações financeiras.

2) Contabilidade fiscal:  apura e concilia a geração de tributos de uma entidade. Baseia-se nas normas fiscais estabelecidas pela lei de cada país e contempla o registro das operações para a apresentação de declarações e o pagamento de impostos.

3) Contabilidade governamental : registra, controla e demonstra os fatos que afetam o patrimônio da União, dos Estados e Municípios, e suas respectivas autarquias e fundações. Esse tipo de contabilidade tem, entre outros objetivos, determinar os custos dos serviços industriais, permitir o acompanhamento da execução orçamentária, e registrar os fatos contábeis ligados à administração orçamentária, financeira e patrimonial.

4) Contabilidade rural:  estuda o patrimônio rural, como ativos (cabeças de gado, tratores, defensivos agrícolas), passivos (dívidas trabalhistas e empréstimos bancários), além do patrimônio líquido (capital, reservas).

5) Contabilidade imobiliária:   estuda as formas de valorização e desvalorização dos imóveis.

6) Contabilidade gerencial : identifica, interpreta, mede e analisa as informações financeiras usadas pela administração para efeitos de planejamento, avaliação e controle dentro de uma organização. Esse tipo de contabilidade está relacionado ao fornecimento de informações para os responsáveis pela direção e controle das operações da empresa.

7) Contabilidade tributária : trabalha na administração de tributos de uma empresa, por meio da aplicação de conceitos, princípios e normas básicas da contabilidade e da legislação tributária. 

8) Contabilidade de custos:  produz informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, auxilia no planejamento e controle das operações e na tomada de decisões, além de tornar possível, da forma mais criteriosa possível, a alocação dos custos de produção aos produtos.

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.