Brasil Econômico

Noventa mil horas. Essa é a média de tempo que cada pessoa gasta no trabalho ao longo de sua vida. Presumindo que a maior parte desse tempo é gasta com os colegas , não é difícil chegar a conclusão de que ter um forte sistema de apoio no trabalho é absolutamente necessário para fazer dessas horas, no mínimo agradáveis. Você precisa de um time de aliados , mentores , aprendizes , e patrocinadores que vão te ajudar, te animar, e, às vezes, até dar um chute no traseiro. Muitas vezes, esses colegas de trabalho se tornam nossos grandes amigos .

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Forbes
Pergunte ao seu gestor quem você deve conhecer, e reserve alguns momentos para conversar cara a cara com essas pessoas

O problema é que fazer amigos no emprego novo pode não ser uma tarefa muito fácil. Definitivamente, é mais fácil falar do que fazer. Por isso, a colunista do site Motto Lindsay Pattinson listou quatro dicas para que qualquer um possa montar uma grande rede de amigos no trabalho. Confira!

1. Aposte que as pessoas gostarão de você

Justo ou não, julgamos, sim, o livro pela capa. Se você se mostrar tímido logo no primeiro dia de trabalho, as pessoas ficaram tímidas também, e mais do que isso, terão receio de se aproximar de você. Por outro lado, se você chega com um sorriso no rosto e uma mão estendida, confiante que os outros gostarão de você, provavelmente as pessoas gravitarão em torno de você. Nós recebemos o que damos, portanto, seja o tipo de pessoa de quem você gostaria de ter uma relação de amizade .

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2. Prepare-se para beber muito café

Na sua primeira semana (ou mesmo antes de você começar), pergunte ao seu gestor quem você deve conhecer, e reserve alguns momentos para conversar cara a cara com essas pessoas, como em um break para o café, por exemplo. Estabeleça como meta conhecer cinco pessoas novas a cada dia, e até o final da semana, você terá 25 novas conexões. Mostre-se um bom ouvinte durante esses intervalos. É durante essas oportunidades que você descobre os interesses e as áreas de expertise de cada um, e como pode completá-las com suas habilidades e perspectivas.

3. Demonstre seu valor

Ouça atentamente, mas também procure sempre maneiras de trazer valores e resultados para a sua empresa. Lançe-se em um projeto novo, ofereça-se para ajudar na festa de final de ano, ou participe de um grupo ou comitê dentro da companhia onde você trabalha. Você vai se expor a diferentes tipos de liderança, e essas serão suas chances de mostrar pró-atividade . O bom de ser novo na empresa é que você pode usar sua perspectiva, que é nova, e que é de alguém que vem de fora, para propor novas maneiras de pensar velhos desafios .

4. Mantenha contato

Uma vez que essas conexões tenham sido moldadas, você - e eus novos amigos - podem seguir em frente, mudar de emprego etc. O segredo é manter todos eles no seu network . Mantenha contato para que você possa construir confiança e então amizades verdadeiras . Você pode, por exemplo, fazer um calendário com anotações que o lembrem das pessoas para quem você deve enviar uma mensagem ou fazer uma ligação no próximo mês, seja para pedir conselhos, buscar expertise, ou apenas convidar para um almoço ou um café. Se você tomar a iniciativa de fazer novos colegas, as pessoas vão perceber que você é um colega - ou mais do que isso, um amigo com quem podem contar.

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