Brasil Econômico

Brasil Econômico

undefined
Thinkstock/Getty Images
Se você não pode deixar de checar o e-mail na folga ou nas férias, tire alguns minutos do dia

Atualmente, a tecnologia tem deixado obscura linha que separa trabalho e a vida pessoal. Desde que os e-mails tornaram-nos tão acessíveis, profissionais se sentem pressionados, constantemente, a estar online sempre, mesmo enquanto está de férias ou fora de seu horário de serviço. Porém, é preciso cuidado para que exista um equilíbrio saudável entre seu lado pessoal e profissional. Pensando nisso, o site Motto indicou alguns passos para evitar o trabalho excessivo - e fora do horário. 

1. Mensagem automática

Antes de mais nada, você deve observar se tem a habilidade de ficar distante da sua caixa de e-mail de tempos em tempos. Pode parecer óbvio, mas você não deve ter medo de programar mensagens automáticas avisando que está fora do escritório por férias, por exemplo. Muitas pessoas pensam que esses avisos podem prejudicar sua imagem de profissional dedicado, mas, na verdade, este tipo de mensagem é altamente efetivo para proteger seu tempo pessoal e manejar as expectativas de outras pessoas ao receber seu aviso.

2. Só um tempinho

Talvez você se sinta menos estressado quando tem disponibilidade de checar seu e-mail durante o fim de semana ou enquanto está de férias. Uma boa tática é disponibilizar uma janela na sua agenda por dia – algo em torno de 15 minutos – para dar uma olhada nas mensagens.

3. Deixe no escritório

Você também deve evitar levar trabalho para casa, especialmente aos finais de semana. Se você precisa rever documentos ou papelada ou necessita de um laptop do trabalho para terminar um projeto, deixá-los no escritório simplesmente remove a opção de trabalhar fora do horário de expediente. Para diminuir a ansiedade que isso possa te causar, tente isso durante um período em que tenha uma carga de trabalho mais leve.

4. Converse com seu chefe

Se você tentar uma dessas alternativas e ainda assim sentir que seus colegas ou clientes não estão respeitando seus limites, não tenha medo de discutir o problema com seu chefe. Ultimamente, empregadores e empregados sofrem do mesmo mal em relação ao respeito e ao desafio de encontrar um equilíbrio entre vida e profissão, e os líderes mais sensatos não esperam que seus funcionários trabalhem 24h por sete dias da semana.

Encontrar estratégicas que te permitam ficar distante do trabalho fora do horário comercial vai reduzir seu estresse, prevenir a fadiga e fazer você mais feliz e mais produtivo ao longo do dia e da semana.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários