Tamanho do texto

Documentos gerados a partir dessa data já serão calculados com multa; mais de 1 milhão de boletos já foram emitidos

O prazo para os empregadores domésticos realizarem o pagamento do Documento de Arrecadação do eSocial (DAE) referente à competência do mês de março termina nesta quinta-feira (7). Segundo dados do eSocial, até as 14 horas desta quarta-feira (6) já haviam sido emitidas 1,05 milhão de guias relativas à folha de pagamento de março de 2016.  

Guia de recolhimento mensal deve ser emitida pelo site do eSocial
Reprodução/Internet
Guia de recolhimento mensal deve ser emitida pelo site do eSocial

Documentos gerados pelos empregadores após o prazo serão calculados com multa de 0,33% por dia de atraso. Para a emissão da guia unificada, o empregador deve acessar a página do eSocial

Como funciona o eSocial

Se você não conhece, ele se trata do sistema de escrituração digital criado pelo Governo Federal para as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas - ou seja, é uma ferramenta tecnológica para a unificação das informações dos empregados (como cadastro, vínculos, contribuições previdenciárias e folha de pagamento) gerida pela Caixa Econômica Federal, INSS, Ministério da Previdência Social, Ministério do Trabalho e Emprego e Receita Federal do Brasil.

No eSocial (Simples Doméstico), o empregador recolhe, em documento único, a contribuição previdenciária, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o seguro contra acidentes de trabalho e a indenização compensatória (multa do FGTS), além do Imposto de Renda dos empregados que recebem acima da faixa de isenção (R$ 1.903,98). O site do eSocial tem uma seção dedicada aos usuários da ferramenta.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.