Tamanho do texto

Economia do País é a única além da russa que tem apresentado resultado negativo em 2015; queda foi de 4,5% no 3º trimestre

Com recuo de 4,5% no PIB, o Brasil registrou o pior desempenho entre 11 das 20 maiores economias do mundo no 3º trimestre de 2015, segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do IBGE.

Além do Brasil, apenas a Rússia tem apresentado resultados negativos do PIB ao longo de 2015
BBC Brasil
Além do Brasil, apenas a Rússia tem apresentado resultados negativos do PIB ao longo de 2015

Entre os resultados já tabulados pela organização, o pior desempenho até agora era o da Itália, cuja economia cresceu 0,9% na comparação com o mesmo período de 2014. Nenhum dos 12 países havia registrado recuo.

Leia também: PIB cai 4,5% no 3º trimestre, pior resultado em 19 anos

A China e a África do Sul, que compõem o grupo de países em desenvolvimento Brics junto com o Brasil, tiveram desempenho positivo. A economia do gigante asiático cresceu 6,9% no 3º trimestre de 2015 e a do país africano, 1,2%. Os dados para a Rússia, cuja economia também vem rodando no negativo, e Índia, que tem apresentado padrões de crescimento econômico superior chinês, não foram divulgados até o momento.

Entre os latino-americanos que fazem parte do G20, apenas o México divulgou seus dados para o 3º trimestre de 2015. A economia do país cresceu 2,6%, acima dos 2,4% registrados no 2º trimestre de 2015.

Os dados brasileiros ainda não foram incluídos na base de dados da OCDE. Por razões metodológicas, o dado apresentado pela organização deverá indicar um resultado ligeiramente melhor que a queda de 4,5% identificada pelo IBGE.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas