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Negócio será trazido para o Brasil pelos donos da cadeia varejista St. Marche

Agência Estado

A primeira unidade Eataly da América Latina deve abrir as portas em novembro de 2014, no Itaim Bibi, em São Paulo. A loja da rede italiana de supermercado gourmet é uma parceria com o grupo brasileiro St. Marche e será aberta na Av. Juscelino Kubitschek, 1.489, onde hoje funciona uma concessionária Hyundai.

Rede italiana gourmet abrirá primeira loja em São Paulo em 2014
Divulgação
Rede italiana gourmet abrirá primeira loja em São Paulo em 2014

O prédio será reformado para dar lugar a aproximadamente 4 mil metros quadrados de área de venda. O projeto ainda deve incluir restaurantes , cervejaria e um café. Por enquanto, os sócios não darão detalhes do empreendimento. Victor Leal e Bernardo Ouro Preto estão à frente de 14 unidades do supermercado St. Marche, além do Empório Santa Maria.

Segundo Leal, o plano é seguir o modelo do Eataly Nova York, aberto em 2010. O primeiro Eataly, fundado pelos empresários italianos Oscar Farinetti e Luca Baffigo Filangieri nasceu em 2007, em Turim. O supermercado, que reunia produtos de alta qualidade e restaurantes em um ambiente agradável onde o lema é “a vida é muito curta para não comer e beber bem”, foi um sucesso tremendo.

A maioria das lojas tem cafeteria e restaurantes onde é possível escolher entre massas, carnes, peixes ou saladas para uma refeição rápida, além de livraria especializada em gastronomia. Muitas unidades, como a loja de Turim, na Itália, oferecerem workshops de culinária e jantares temáticos com chefs convidados. A ideia é dissociar a imagem enfadonha e obrigatória das compras do dia a dia e transformá-las em um programa agradável.

Ítalo-brasileira

A parceria entre o grupo St. Marche e o Eataly nasceu de forma peculiar. O vídeo promocional de um carrinho de supermercado despertou a curiosidade dos empresários brasileiros. “Quando estávamos abrindo uma de nossas unidades, um representante de carrinhos nos mostrou um vídeo filmado em uma loja muito bonita. Achei o lugar incrível e perguntei que loja era aquela. Era o Eataly de Turim”, recorda Leal.

Após uma visita à rede italiana, Leal e Ouro Preto ficaram impressionados com o tamanho, a arquitetura, o cuidado com os ingredientes e a inovação que aquele lugar representava. A proposta de misturar restaurantes e entretenimento em um espaço de compra também chamou a atenção. Ali mesmo tiveram certeza de que queriam trazer o conceito para o Brasil.

Atualmente, o Eataly tem 22 lojas espalhadas pelo mundo, e em 2012, faturou 300 milhões. Todos os anos, as unidades de Turim e de Roma, as maiores do grupo, recebem quase 11 milhões de visitantes. Além das lojas, o grupo administra mais de 20 empresas do ramo alimentar. E o número deve aumentar. Muitas dessas marcas chegam às prateleiras do Eataly.

Um exemplo são os célebres vinhos da cantina piemontesa Borgogno (fundada em 1761), na qual o grupo tem uma participação. O mesmo vale para a cervejaria Baladin, cujo fundador, Teo Musso, foi um dos precursores da cerveja artesanal na Itália e para a tradicional vinícola Fontanafredda.

O ano que vem será movimentado. Além da loja paulistana, no cronograma da empresa estão previstas ainda aberturas em Verona (Itália), Boston (Estados Unidos), Londres (Inglaterra) e Moscou (Rússia).