5 formas de poupar dinheiro para investir

Poupar dinheiro é sinônimo de grande desafio para algumas pessoas. Isso porque essa tarefa requer disciplina, organização e força de vontade para não cair na tentação de gastar a toa.

Entretanto, guardar dinheiro é muito necessário. Não só por uma questão de enriquecimento, mas sim para prevenir imprevistos, como aconteceu com a pandemia do novo coronavírus nos últimos tempos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, cerca de 67% dos brasileiros não conseguem guardar parte de seus rendimentos mensais. Entre os mais pobres, das classes C, D e E, o percentual é 71%.

Entretanto, nas classes A e B, o percentual de não-poupadores fica em 54%. Ou seja, o hábito de não poupar dinheiro é frequente mesmo entre pessoas que recebem um salário maior.

Portanto, veja 5 dicas de como guardar dinheiro para emergências ou investir:

Leia Também

1 – Tenha um bom motivo

Para qualquer planejamento, é necessário ter um objetivo claro. Além disso, saber quanto tempo levará para alcançar o valor estipulado de forma sincera, Afinal, não é legal ficar desanimado e parar no meio do processo.

2 – Quanto já gasta?

Em segundo lugar, é importante saber o quanto a pessoa gasta por mês e com o que. Na prática, a conta é bem simples. Anotar os gastos com o cartão de crédito e separar em categorias, como alimentação, entretenimento, contas fixas e outros.

Leia Também

3 – Gastos essenciais x gastos opcionais

Alguma coisa dentro da rotina de gastos terá que ser cortada. Por isso, é necessário ver o que tem que ser eliminado ou adiado.

Nessa etapa, é necessário ser sincero consigo mesmo para conseguir perceber que cortar certas coisas em primeira instância pode proporcionar coisas muito melhores a longo prazo .

Veja todas as dicas e saiba mais em 1Bilhão , parceiro do iG.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários