Na chegada dos últimos dois meses do ano, trabalhadores, aposentados e pensionistas já se planejam para gastar ou pagar suas dívidas com o 13º salário. Principalmente, em razão do parcelamento do cartão de crédito e descontos imperdíveis da Black Friday.

Além disso, sabemos que o final de ano é a época que rende maior consumo e uso desregulado do dinheiro. Desse modo, traçar um planejamento financeiro para a utilização do 13º salário é fundamental. Isso não só neste período, mas sim no ano inteiro.

Sendo assim, a melhor estratégia é que o valor seja direcionado aos investimentos, com a finalidade de garantir um rendimento para o futuro. Bem como, montar um fundo reserva, adquirir um bem ou ter uma vida financeira estável a longo prazo.

Como se planejar com 13º salário?

Este salário ‘extra’ é aguardado o ano inteiro pelos trabalhadores e acontece, geralmente, em duas parcelas. Ou seja, a primeira cai até o último dia útil do mês de novembro e a segunda até o dia 20 de dezembro.

Leia Também

Sendo assim, com o 13º em mãos, a sugestão é pensar nos custos iniciais do novo ano que se aproxima.

1 – Pague as contas atrasadas

Busque um planejamento para quitar as dívidas que detém os maiores valores. Por conseguinte, a “bola de neve” das contas tende a reduzir. Logo, é possível começar a enxergar uma luz no fim do túnel para zerar os débitos em aberto.

2 – Compre os presentes de Natal à vista

Em seguida, vale reservar uma parte do 13° salário para os presentes do final de ano serem pagos à vista. Assim, é possível evitar parcelar qualquer presente, o que pode ser uma armadilha e gerar prejuízos no futuro.

3 – Guarde dinheiro para as contas do início do ano

Todo final de ano, as festas mal terminam e o início do ano já vem recheado de novas contas, como o IPVA e o IPTU. Por isso, vale priorizar o pagamento antecipado, assim é possível garantir um desconto, evitando o desperdício de dinheiro em juros.

4 – Invista uma parte do dinheiro

Por fim, é fundamental estar ciente de que imprevistos podem acontecer e estamos sujeitos a isso. Em função disso, ao pensar em investir o 13º é possível se planejar e aplicar apenas uma parte do valor, seja ele qual for.

Leia Também

Com a aproximação do 13º salário, ao invés de gastar, já pensou em investir?
Investir com o 13° salário

Tentação da Black Friday

Considerando a última sexta-feira de novembro, com descontos imperdíveis no varejo físico e online, vale puxar o freio na tentação em adquirir novos produtos. Afinal, isso pode gerar ainda mais débitos, que eventualmente serão mais difíceis de quitar.

Saiba mais em 1Bilhão , parceiro do iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!