Segundo levantamento da Economatica, plataforma de análise de investimentos, a Vale (VALE3) é a segunda maior empresa pagadora de dividendos de 2021, ficando apenas atrás da Unipar (UNIP6).

Uma vez que viver de renda extra é o sonho de grande parte dos investidores que operam no mercado, escolher companhias boas pagadoras de dividendos pode ser uma ótima opção. Afinal, essas empresas não distribuem apenas proventos com regularidade, mas também detém uma alta rentabilidade de ações.

Pensando nisso, veja como funciona o processo de distribuição de dividendos da maior mineradora do Brasil e se vale a pena investir:

Leia Também

Dividendos da Vale (VALE3)

Nos últimos doze meses, a Vale distribuiu aos seus acionistas R$ 14,6 em dividendos. Sendo assim, o Dividend Yield (rendimento do dividendo) da empresa foi de 23,55%. Ou seja, um resultado superior aos rendimentos de títulos e produtos ligados à taxa Selic.

Desse modo, os resultados alcançados pela mineradora marcaram verdadeiros recordes. Uma vez que, entre o intervalo de 2016 e 2020, a média de distribuição de proventos da Vale foi de 4,52%.

Tendo em vista esses resultados, especialistas apontam que a mineradora pode ser considerada uma empresa cíclica. Isso porque, em determinados períodos, a mesma performa muito bem em razão do mercado, já em outros, o desempenho não sai como o esperado.

Além disso, a empresa opera com segmentos básicos, como materiais, saneamento e energia, que podem se beneficiar neste período marcado pela inflação.

Leia Também

Como funciona a distribuição?

Em suma, a política de pagamento da Vale aos acionistas estabelece que a distribuição ocorre semestralmente. Portanto, eles analisam o primeiro resultado do ano para a parcela de setembro, e a demonstração do segundo semestre, para a parcela de março.

Saiba mais em 1Bilhão , parceiro do iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!