O termo ‘Selic’ é bastante comum no mundo dos investimentos. Isso porque essa taxa é fundamental e tem como papel principal pautar aplicações e rendimentos.
Devido a tamanha responsabilidade, vale a pena estudar como a taxa funciona e compreender quais os seus impactos na economia brasileira como, por exemplo, na inflação .
Portanto, veja a seguir um guia completo sobre a taxa Selic e como suas alterações podem influenciar os investimentos:
O que é a Selic?
Por definição, a Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Portanto, significa que os movimentos deste indicador, sejam de alta ou baixa, influenciam todas as outras taxas praticadas país afora.
Ou seja, equivale à taxa de juros que os bancos cobram ao conceder um empréstimo. Nos investimentos, a mesma também corresponde ao rendimento que um investidor pode receber ao realizar certas aplicações financeiras.
Como funciona?
O nome Selic vem da abreviação de ‘Sistema Especial de Liquidação e de Custódia’. Essa taxa é administrada pelo Banco Central. Além disso, esse sistema também é responsável pela negociação dos títulos públicos federais.
Dessa forma, a taxa média adquirida nessas operações, que acontece diariamente, é utilizada como equivalente à taxa Selic.
Saiba mais em 1Bilhão , parceiro do iG.