10 dicas para melhorar suas finanças pessoais e mudar sua vida financeira
Fernanda Capelli
10 dicas para melhorar suas finanças pessoais e mudar sua vida financeira

Com a situação econômica do país em crise, a inflação em alta e as contas cada vez mais caras, a organização das finanças pessoais acabou virando uma necessidade para todos.

Dessa forma, criar uma reserva de emergência , guardar dinheiro, pensar na aposentadoria ou até mesmo como começar a investir pode acabar deixando algumas pessoas de cabelos brancos.

Pensando nisso, Ricardo Hiraki, CEO e cofundador da Plano , fintech de educação financeira, dá 10 dicas de como melhorar a sua autogestão e mudar para melhor suas finanças pessoais.

1 – Faça o Planejamento Financeiro Pessoal

Primeiro, é necessário ter planejamento. Além disso, estes devem ser elaborados de forma curta, média e longa. Dessa forma, o segundo passo é traçar estratégias e pensar como realizar as metas estipuladas.

2 – Acompanhe suas metas

Além de planejar, é importante ter controle sobre os resultados das suas estratégias, assim como uma visão geral de gastos e ganhos. Portanto, o que pode ajudar nessa missão é efetuar planilhas e alimentá-las de forma organizada.

3 – Dívidas

É necessário sanar suas dívidas e procurar acordos com juros menores. No entanto, caso o orçamento esteja desequilibrado, ou até mesmo apertado, uma opção pode ser optar por parcelas viáveis, levando em consideração cenários futuros.

4 – Faxina de serviços

Outra questão relevante é a avaliação constante de gastos e se eles são válidos. Um exemplo disso é avaliar se assinaturas de streamings, serviços como Uber e deliverys de comida realmente são necessários, ou se não podem ser substituídos por algo mais rentável

“Sabe aquelas despesas fixas que estão esquecidas? Faça uma limpeza cíclica nelas, todo começo de ano, semestre etc. O importante é correr atrás daquele pacote de TV desatualizado, encerrar assinaturas sem usos, pedir o cancelamento daquele cartão de crédito que você não usa mais, mas que tem anuidade. Pode parecer pouco, mas esses valores pagarão muitas pizzas ao longo do ano”, afirma Hiraki.

5 – Simplifique

Rotina, disciplina e simplicidade são adjetivos importantes para aqueles que pretendem dar uma repaginada na vida financeira. Isso porque um dos grandes desafios em finanças pessoais é ser disciplinado.

Portanto, para conseguir manter a rotina, vale investir em um orçamento mais simples. Ou seja, evitar compras parceladas, assim como dívidas desnecessárias e etc. Quanto menos, menos também será o tempo necessário para administrar tudo.

Leia Também

10 dicas para melhorar suas finanças pessoais e mudar sua vida financeira
Ilustração finanças pessoais

6 – Reserva de emergência

Gastos surpresas e emergências são inesperadas, mas também previsíveis. Ou seja, elas sempre acontecem. Portanto, ter uma reserva de emergência é muito necessário. Dessa forma, também se faz necessário criar essa segurança o quanto antes.

Confira a lista completa e saiba mais em 1Bilhão , parceiro do iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!