Texto-base da reforma do Imposto de Renda é aprovado
Fernanda Capelli
Texto-base da reforma do Imposto de Renda é aprovado

Na última quarta-feira (1), a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da nova reforma do Imposto de Renda (IR). A confirmação ocorreu depois de 398 votos favoráveis e 77 votos contrários.

O texto propõe reduzir tributos cobrados de empresas, assim como altera as regras de pagamento do imposto para pessoas físicas.

Mesmo assim, os deputados ainda terão que votar 26 propostas de alteração ao projeto de lei. Após essas votações, o texto seguirá para o Senado Federal.

E agora? O que muda?

O texto-base do Imposto de Renda, que foi aprovado, mantém o aumento da faixa de isenção para pessoas físicas que havia sido sugerido na proposta inicial do governo federal.

Além disso, o relator da proposta excluiu a limitação que havia a respeito do desconto simplificado. Isso significa que a limitação apenas para pessoas que recebem até R$ 40 mil por ano não existirá. Portanto, o desconto da declaração foi esticado para todas as pessoas físicas.

E os investimentos?

O novo Imposto de Renda prevê a isenção da taxa nos rendimentos de fundos de investimentos imobiliários (FIIs).

Você viu?

Além disso, no que diz respeito à Bolsa de Valores , as novas regras consistem em: limite de isenção na venda de ativos no valor de até R$ 20 mil por mês. O investidor poderá solicitar recompensa de lucros e perdas, ou seja, ele deverá pagar o IR só se o saldo for lucrativo.

Saiba mais em 1Bilhão Educação Financeira , parceiro do iG.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários