O mercado varejista centraliza grandes negócios e representa uma boa parcela do PIB do Brasil. Por conta disso, o levantamento IBEVAR-FIA 2021 , produzido pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR) em parceria com a FIA , apresenta todo ano as maiores empresas do setor.
De acordo com os dados, o Carrefour (CRFB3) lidera pelo quarto ano seguido o ranking. Em seguida, vem o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), Magazine Luiza ( MGLU3) , Via (VIIA3) e Lojas Americanas (LAME4).
O peso das 120 maiores companhias no consumo total das famílias brasileiras simboliza 13,6% do varejo de bens. Isto é, uma receita de R$ 4,6 trilhões em 2020. Logo, o faturamento total das mesmas foi de R$ 632,7 bilhões no ano passado.
1 – Carrefour (CRFB3)
Pelo quarto ano consecutivo, o Carrefour é o líder no ranking de faturamento de empresas varejistas, com uma receita bruta de R﹩ 74,7 bilhões em 2020. Em comparação com o ano anterior, houve um crescimento de 20,14%.
Em um contexto em que a cesta básica para uma família com quatro pessoas é quase um salário mínimo, a população busca produtos com valores mais acessíveis.
Dessa forma, a companhia expandiu sua marca e lançou itens para atender a alta procura, como a linha Carrefour Bio, alimentos orgânicos e vegetarianos. Antes, as vendas dos produtos da própria marca eram 4%, agora são 20%.
Em contrapartida, no segundo trimestre de 2021, a companhia apresentou prejuízo em relação ao mesmo intervalo do ano passado, com um lucro líquido de R$ 592 milhões e um déficit de 16,8%.
2 – Grupo Pão de Açúcar (PCAR3)
O Grupo Pão de Açúcar se encontra como vice-líder no ranking produzido pelo IBEVAR, com um faturamento de R$ 55,7 bilhões e alta de 78,3%.
Portanto, o grupo adotou a estratégia de implementar o e-commerce em 2020. Assim, apresentou um efeito positivo, atingindo um faturamento três vezes maior do que o valor acumulado em 2019.
No entanto, no intervalo entre abril e junho deste ano, o Grupo Pão de Açúcar reportou uma queda de 99,4% em relação ao segundo trimestre do ano passado, com um lucro líquido de R$ 2 milhões.
Você viu?
3 – Magazine Luiza ( MGLU3)
Em 2020, o Magazine Luiza obteve o maior faturamento da história da companhia, com um total de R$ 36,1 bilhões. Ou seja, apresentou um crescimento bem maior do que no ano anterior. Principalmente, em virtude da expansão do e-commerce, que aumentou mais de 121%.
Desse modo, as vendas na plataforma do Magalu atingiram R$ 9,5 bilhões. Isto é, uma valorização de 64%.
Logo, com a retomada das lojas físicas, no segundo trimestre deste ano, a empresa reportou um lucro de R$ 95,5 milhões. Além disso, as vendas expandiram 60,5%, atingindo R$ 13,7 bilhões.
Confira a lista completa e saiba mais em 1Bilhão , parceiro do iG.