B3 (B3SA3) cria portal de educação financeira com conteúdos exclusivos sobre ETFs
Fernanda Capelli
B3 (B3SA3) cria portal de educação financeira com conteúdos exclusivos sobre ETFs

Na última terça-feira (24), a B3 lançou em sua rede um site com teor educativo. Em parceria com diversas gestoras, o portal tem como principal propósito educar os investidores sobre aplicações em ETFs (fundos atrelados a algum índice).

As instituições que fazem parte do projeto são a BlackRock (BLAK34), Hashdex, Itaú Asset, Investo, QR Capital e XP. Estas gestoras são responsáveis pela emissão dos principais ETFs listados na Bolsa.

Dessa forma, o site traz dicas, opções de escolha de corretoras para investir, assim como uma ferramenta que compara e auxilia os investidores na hora de optar por um fundo.

O que são ETFs?

O ETF, ou simplesmente fundo de índice, é um tipo de investimento de renda variável. Na prática, são vários investidores, como um condomínio, que investem em conjunto num mesmo lugar.

Dessa forma, esse ativo é negociado na Bolsa de Valores (B3), e o desempenho é replicado através de um índice de referência. Ou seja, o gestor do ETF tem o papel de replicar o fundo de acordo com o seu indicador.

Um exemplo seria um ETF ligado ao Ibovespa, como o BOVA11. Dessa forma, o principal objetivo do fundo é usar os recursos dos investidores que aplicam nele para comprar as mesmas ações da carteira do índice.

Rentabilidade

A rentabilidade dos ETFs variam de acordo com seu índice de referência. Isso porque esse tipo de investimento busca seguir o valor mais parecido possível com sua referência.

Saiba como investir e mais em 1Bilhão , parceiro do iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!