Copom deve elevar taxa Selic para 5,25% nesta quarta-feira
Sophia Bernardes
Copom deve elevar taxa Selic para 5,25% nesta quarta-feira

Atualmente, a taxa básica de juros (Selic) se encontra em 4,25% ao ano. Contudo, a expectativa é que a nova porcentagem, a qual será definida pelo Comitê de Política Monetária ( Copom ) do Banco Central (BC) nesta quarta-feira (4), suba mais.

Desse modo, o mercado financeiro espera que o BC impulsione 1 ponto percentual da taxa básica , avançando para 5,25%. A definição ocorre após a autoridade ter elevado a Selic em 0,75% na última reunião, que ocorreu em junho.

Motivações do aumento da Selic

Em virtude do Banco Central , a taxa Selic deve sofrer elevação na tentativa de conter a inflação do Brasil.

Além disso, motivações como os preços abusivos dos combustíveis, alimentos e energia elétrica levam os analistas a visualizarem uma inflação de 6,79 para 2021 , conforme o Relatório Focus.

No entanto, a principal complicação é que as expectativas estão exageradamente superiores ao habitual, de 3,75%. Uma vez que, a margem de tolerância é de 1,5 ponto percentual superior a meta do governo.

Você viu?

Em contraste, há economistas que preveem para 2021 uma inflação em 3,81%. Visto que, o Banco Central estabeleceu uma margem de 1,5 ponto percentual. Logo, a alta pode chegar até 5% em 2022. Dessa maneira, se a elevação dos preços continuar, as autoridades devem romper a meta.

Saiba mais sobre a expectativa de alta da Selic em 1Bilhão Educação Financeira .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!