4 investimentos que podem ser uma grande roubada, mesmo não parecendo
Fernanda Capelli
4 investimentos que podem ser uma grande roubada, mesmo não parecendo

Não é muito difícil se deparar com ofertas de investimentos que prometem os melhores retornos do mundo de forma rápida, dinheiro fácil e riqueza instantânea praticamente infalível.

No entanto, essas promessas, que na sua maioria são falsas, podem ser armadilhas. Com isso, elas podem não trazer ganho efetivo nenhum ou até gerar prejuízos ao investidor.

Por isso, os investidores precisam ficar cada vez mais atentos e informados, pois, mesmo que o mercado procure, o investimento perfeito ainda não foi inventado.

Poupança

Desde 2012, a rentabilidade da poupança está diretamente ligada ao desempenho da taxa básica de juros, a famosa Selic.

Portanto, quando o índice estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da Selic mais a Taxa Referencial (TR). No entanto, quando a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, a poupança rende 0,5% ao mês, mais a TR.

Vale lembrar que a TR está zerada há anos. Além disso, atualmente, a poupança (que está em 2,97% ao ano), não consegue nem vencer a inflação, que está em 8,35% no acumulado de 12 meses. Sendo assim, essa chega a render menos que o Tesouro Selic , mesmo pagando a maior tributação.

Consórcios

Geralmente, esse tipo de investimento oferece prestações mais baratas do que um financiamento ou até mesmo um empréstimo. Isso acaba chamando a atenção de quem busca comprar um imóvel, um veículo ou qualquer outro bem que custe um pouco mais caro.

Você viu?

Dessa forma, o consórcio cria um grupo de pessoas com os mesmos interesses, que pagam valores mensais, destinados a um fundo comum. O fundo é responsável por comprar os bens para todos os participantes do grupo. No entanto, a armadilha tem a questão: quem recebe primeiro o valor? Normalmente, são feitos sorteios, que funcionam quase como um jogo.

O investidor pode sair no sorteio de primeira, assim como demorar anos para ser contemplado. Além disso, ele corre o risco de sair no prejuízo, caso os outros participantes do grupo deixem de pagar o consórcio depois de já terem sido premiadas.

Confira a  lista completa de "investimentos" que você deve fugir em 1Bilhão Educação Financeira .

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários