Dinheiro: Confira dicas para guardar e evitar problemas financeiros
Redação 1Bilhão Educação Financeira
Dinheiro: Confira dicas para guardar e evitar problemas financeiros

Mesmo com tantas responsabilidades financeiras no dia a dia que geram contas inevitáveis, Victor Loyola, sócio e coCEO da fintech ConsigaMais+, mostra que é possível se organizar e colocar em prática o tão desejado sonho de guardar dinheiro . A seguir, ele compartilha cinco dicas infalíveis para isso:

1) Priorize suas despesas

Evite todos os gastos extras que podem comprometer o orçamento. Para que isso não aconteça, estabeleça um limite do que você pode gastar por mês e pesquise bem antes de fazer qualquer aquisição.

2) Cuidado com o cartão de crédito

Já parou para pensar que o cartão de crédito nada mais é do que uma falsa ilusão de que temos dinheiro?

O limite do cartão é sempre maior do que nosso salário, o que, num primeiro momento, causa até certo alívio. Mas aí a fatura vem e pega muita gente de surpresa. Isso acontece porque a maioria das pessoas utiliza o cartão de crédito para pagar despesas do dia a dia e contas muito pequenas, como um cafezinho, por exemplo.

O ideal é usar o cartão apenas para pagar valores altos, que precisamos parcelar. Pense o seguinte: para que deixar para pagar o cafezinho só no mês que vem se você já o consumiu? Faz mais sentido pagar prestações de uma geladeira, por exemplo, um bem que vai durar por muito tempo, até mesmo depois de pagar todas as parcelas.

E no parcelado, todo cuidado é pouco. Quando se menos espera, você pode ter seu limite comprometido por muito tempo com os parcelados e isso vai gerar dificuldades para que pague a fatura integral. Jamais entre no rotativo do cartão!

O recomendado é trocar o cartão de crédito pelo débito ou até mesmo por dinheiro vivo. Você tem ideia do quanto gasta em uma semana? Se toda sua despesa fica em R$ 300, a melhor opção é sacar esse dinheiro. Assim você gasta apenas o necessário e consegue ter uma ideia mais real sobre seus gastos ao ver o dinheiro, literalmente, indo embora.

Para conferir as outras 3 dicas de como se organizar financeiramente, confira a  matéria completa em 1Bilhão Educação Financeira .


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!