Poupar dinheiro e reavaliar alguns gastos sempre é bom, entretanto, com a pandemia e a crise gerada pela Covid-19, essa prática se tornou uma necessidade para algumas famílias.
Diminuir pacotes de TV por assinatura , reduzir o consumo de luz elétrica e água, consumo consciente, planejamento e o controle sobre o quanto a família recebe, podem ajudar muito a diminuir as contas no final do mês.
De acordo com Gilvan Bueno Costa, membro da comissão de finanças do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, a mudança no consumo é o ponto inicial para reorganizar o orçamento. Confira os sete gastos que você pode rever para economizar um pouco mais.
1 - Custos invisíveis e consumo de serviços
Já olhou para sua fatura de cartão de crédito e se perguntou “como deu tudo isso?”. Consumo de serviços como restaurantes, transportes por aplicativo, serviços de entrega, ou a compra de itens desnecessários na rua podem parecer baratos.
Mas, a somatória desses pequenos gastos podem pesar e fazer uma grande diferença no orçamento. Sendo assim, é preferível comer em casa ou reconsiderar a real necessidade desses serviços.
2. Cartões de crédito e tarifas bancárias
O cartão de crédito pode ser algo perigoso, pois é muito fácil cair em dívidas com ele. Portanto, ao invés de um cartão de crédito convencional, você pode optar por cartões pré-pago, que só funcionam com saldo, onde deposita um valor pré-estabelecido, o qual já se programou para gastar.
Esse tipo de cartão pode ser solicitado através de contas digitais. Além disso, dá para reavaliar tarifas bancárias, como anuidade e optar por bancos ou opções que tenham taxas menores.
Para conferir todas as dicas, leia a matéria completa em 1Bilhão Educação Financeira .