Pix: Banco Central abre consultas para saques e trocos
Redação 1Bilhão Educação Financeira
Pix: Banco Central abre consultas para saques e trocos

Até 9 de junho, correntistas e clientes de todo o país poderão apresentar sugestões para que o Banco Central (BC) aperfeiçoe dois novos serviços que farão parte do Pix , sistema instantâneo de pagamentos em vigor desde novembro do ano passado. O BC abriu consulta pública sobre o Pix Saque e o Pix Troco .

Os dois serviços deverão entrar em funcionamento no segundo semestre, mas o BC aguarda o resultado do resultado da consulta pública para implementar melhorias ou mudanças. No Pix Saque , o consumidor poderá transferir o valor que deseja sacar para a conta de uma loja e retirar o valor por dinheiro. No Pix Troco , o consumidor poderá pagar uma compra via Pix com valor superior ao da mercadoria ou do serviço e receber a diferença em espécie.

Pix

Por enquanto, o BC propõe um limite de saque de R$ 500 por dia , com quatro retiradas por mês sem tarifas, seja no Pix Saque ou no Pix Troco. A partir daí, as instituições financeiras poderão tarifar os saques subsequentes. A regra, no entanto, poderá mudar conforme as sugestões recebidas na consulta pública.

Em relação ao Pix Saque, a proposta do Banco Central consiste em que o cliente transfira a quantia que deseja retirar para a conta da loja por meio de um código QR (versão avançada do código de barras). Basta o usuário abrir o aplicativo do banco no celular, apontar a câmera do celular para o código QR em um equipamento da loja para a transação ser autenticada no Pix e o valor ser transferido.

Para saber mais, confira a matéria completa aqui , em 1Bilhão Educação Financeira .

Você viu?

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários