Apps não-oficiais da Caixa somam mais de 5 milhões de downloads
Redação 1Bilhão Educação Financeira
Apps não-oficiais da Caixa somam mais de 5 milhões de downloads

O dfndr lab, laboratório de cibersegurança da PSafe, encontrou e analisou 49 aplicativos não oficiais do Caixa Tem e do Auxílio Emergencial , disponibilizados para download na loja oficial de aplicativos Android. Após a verificação, a equipe notou que todos apps analisados tinham finalidade informativa, contendo tutoriais para o cadastro no auxílio ou instruções sobre como os interessados podem verificar se estão com nome sujo.

Apps não-oficiais da Caixa Tem e Auxílio Emergencial já aparecem antes mesmo que os apps oficiais, na busca das lojas de aplicativos Android.

O diretor do dfndr lab, Emilio Simoni, no entanto, alerta sobre o risco de baixar aplicativos não-oficiais, especialmente de fontes desconhecidas. "É uma prática comum dos cibercriminosos criar aplicativos que usem indevidamente os nomes de outros serviços para atrair o público", conta. Ao baixar o aplicativo não oficial, a pessoa pode ser induzida a inserir seus dados pessoais para obter informações que deseja. Por essa razão, esses apps são classificados como riskwares, ou seja, um aplicativo que representa risco. "Apesar de, no momento, esses apps não apresentarem comportamento malicioso, há chances de terem suas características modificadas através de uma atualização e apresentar riscos para os dados dos usuários", explica o especialista.

Até o momento, os apps não oficiais já somam mais de 5.224.900 downloads.

Para saber como se proteger e como identificar um app-não oficial, confira o post completo , que apareceu primeiro em 1Bilhão Educação Financeira .

Você viu?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!