Valores solicitados em empréstimo PJ caem em quase todos os setores no último lockdown
Redação 1Bilhão Educação Financeira
Valores solicitados em empréstimo PJ caem em quase todos os setores no último lockdown

Um levantamento realizado pela BizCapital, fintech de soluções financeiras para pequenas e médias empresas, revelou que os valores solicitados em empréstimos pelas PMEs diminuíram em quase todos os setores no mês de abril de 2021, quando comparado com o mês imediatamente anterior. Enquanto no primeiro lockdown, em 2020, o setor que apresentou maior redução no número de pedidos de empréstimo foi o agropecuário, no segundo, em 2021, o setor que apresentou a maior queda nos pedidos de empréstimo foi o industrial.

Ainda segundo o estudo da BizCapital, entre março e abril de 2020, a procura por crédito PJ caiu drasticamente, diminuindo o número das solicitações em mais de 70% em todo o país. Após a retração anterior ao primeiro lockdown, a procura por empréstimo empresarial voltou a subir ao longo dos meses seguintes, quando alcançou os níveis anteriores ao primeiro período de isolamento social.

Empréstimos

Cristiano Rocha, diretor de crédito e cofundador da BizCapital, comenta que a expectativa das PMEs era começar o ano garantindo a saúde financeira e crescimento sustentável do negócio, mesmo durante um período de crise, mas a realidade foi outra.

“Quando a pandemia levou as empresas a fecharem suas portas e tornarem seu trabalho remoto pela primeira vez, foi um momento de muita incerteza para os empreendedores brasileiros. Hoje, passado um pouco mais de um ano desde o primeiro lockdown, ainda é possível observar os efeitos da crise nos pequenos e médios negócios. Apesar da chegada da vacina ter trazido grandes expectativas de melhora no setor, a nova onda da Covid-19 e o novo lockdown em algumas regiões do país interrompeu, mais uma vez, a retomada dessas empresas. É como se estivessem se reerguendo, mas precisassem parar e esperar de novo”, explica Rocha.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!