XP lança plataforma de negociação secundária de fundos fechados alternativos
Redação 1Bilhão Educação Financeira
XP lança plataforma de negociação secundária de fundos fechados alternativos

XP lança plataforma de negociação secundária de fundos fechados alternativos

Com o objetivo de trazer liquidez para um mercado antes completamente ilíquido, a XP lançou a primeira plataforma do Brasil de negociação secundária de fundos fechados alternativos, englobando estratégias como private equity, venture capital e special situations.

Especialista de fundos de investimento da gestora , Lucas Brandão destaca que os fundos alternativos são produtos que historicamente sempre foram oferecidos somente aos grandes investidores institucionais e aos multimilionários.

“Desde 2020, a XP vem revolucionando este mercado, promovendo maior acessibilidade ao investidor brasileiro através de produtos como XP Private Equity e EB Fibra que atraíram mais de 5.000 cotistas cada, além de diversos outros cases de sucesso, captando mais de R$ 3,2 bilhões no ano, 10x mais do que tinha captado em toda a história”, diz.

E acrescenta: “no entanto, o desafio ainda é grande. Investimentos alternativos são alocações de longo prazo por definição, com duração que pode variar entre 5 e 20 anos. Ainda assim, muitos potenciais investidores deixam de alocar na classe exatamente pelo prazo mais dilatado. É neste contexto que nasce a Plataforma de Secundário de Fundos Fechados.”

XP lança plataforma de negociação secundária de fundos fechados alternativos

XP: conceito

Segundo ele, a plataforma visa permitir aos investidores que queiram sair de suas posições, colocar as suas cotas à venda num mercado de balcão, disponibilizando-as para outros investidores. A transação se concretiza quando a ponta vendedora e comprado estabelecem um preço comum, e a transferência é realizada via um mecanismo chamado de “cessão de cotas”. É importante ressaltar que tanto a operação de compra, quanto a de venda deve ser realizada através dos assessores de investimento.

Principais benefícios para o vendedor

Liquidez: a possibilidade de desinvestir de um fundo alternativo de forma antecipada permite que o investidor acesse aquele recurso que antes estava disponível, para utilização em outros fins, principalmente em casos de urgência e necessidade de caixa;

Rebalanceamento de portfólio: possibilidade de reestruturar a carteira em caso de super exposição a alternativos em relação aos demais ativos.

Principais benefícios para o comprador

Estratégia de alocação: possibilidade de acessar mais rapidamente diferentes gestores e mandatos mesmo após a oferta do fundo;

Exposição rápida ao mercado de alternativos: possibilidade de acesso a estratégias de fundos alternativos sem longos períodos de capital comprometido;

Potencial redução do efeito da Curva-J;

Diversificação em diferentes safras;

Acesso a ativos potencialmente descontados;

Redução do Blind pool risk: ao investir num fundo já existente, o investidor tem maior acesso a informações sobre as transações passadas do fundo, aumentando a transparência e fornecendo visibilidade sobre o potencial desempenho futuro;

Possível Upside de Retorno

Acessando a plataforma

As operações da Plataforma de Secundário são executadas somente através do seu Assessor/a de Investimentos, contate-o em caso de dúvidas.

  • Só clique aqui se já for investidor

O post XP lança plataforma de negociação secundária de fundos fechados alternativos apareceu primeiro em 1 Bilhão Educação Financeira .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!