BB (BBAS3) aprova Fausto Ribeiro para CEO
Redação 1Bilhão Educação Financeira
BB (BBAS3) aprova Fausto Ribeiro para CEO

BB Seguridade (BBSE3) anuncia R$948 mi em dividendos

A indicação do novo presidente do Banco do Brasil (BB), listado sob o ticker BBAS3 , Fausto de Andrade Ribeiro, foi aprovada em reunião realizada na terça-feira (30) pelo Comitê de Pessoas, Remuneração e Elegibilidade (Corem). Ele foi indicado pela União para substituir André Brandão, que comunicou sua renúncia esse mês.

De acordo com o Estadão, em manifestação em separado de seus votos os membros do comitê Cibele Castro, Luiz Serafim Spinola Santos e Paulo Roberto Evangelista de Lima alertam que “a atuação deste Comitê, no particular, não deveria ser o de exclusivamente verificar a conformidade do processo, o atendimento aos requisitos legais ‘objetivos’ e a ausência de vedações, mas também o de apreciar ‘requisitos subjetivos'”.

E prosseguem em tom crítico. “Em nossa visão, tendo em conta que o indicado exercerá a função de principal executivo da companhia, cumulativamente à de membro do Conselho de Administração, caberia ao Corem ir além de uma análise burocrática, de forma a realizar juízo crítico acerca da aderência do perfil do candidato aos cargos para os quais foi indicado. Tal prática estaria melhor alinhada ao hígido e já usual processo interno da companhia para avaliação, preparação e seleção de seus futuros executivos, no qual a cultura da meritocracia vem sendo priorizada e valorizada”.

BB (BBAS3) usa inteligência artificial para tirar dúvidas sobre open banking
Banco do Brasil – Curitiba 23 / 07/ 18 – Fotos da fachada do Banco do Brasil agência Centro na praça Tiradentes. Foto: Marcelo Elias – Gazeta do Povo

BB

Com isso, acrescentam os membros do Corem, “negligenciar ou relegar a segundo plano o papel do Conselho de Administração na seleção e aprovação do principal executivo da companhia, como no presente caso, equivale a reduzir o Conselho a um mero homologador, o que não se coaduna com as Leis 6.404/1976 e 13.303/2016, tampouco com os manuais e códigos de melhores práticas de governança corporativa globalmente reconhecidos. Para enriquecimento do processo de escolha, por exemplo, poderia o controlador ter se valido de empresa especializada em recrutamento de executivos para a indicação do Presidente, ou mesmo envolvido o Conselho de Administração na proposição ou avaliação de potenciais candidatos”.

Tim

A Tim (TIMS3) comunicou nesta quarta-feira, 31, que Nicandro Durante foi eleito novo presidente do conselho de administração, com mandato até a Assembleia Geral da Companhia de 2023.

Você viu?

Além disso, Jaques Horn, diretor jurídico da Tim, foi eleito como Secretário do Conselho de Administração. Outros membros foram escolhidos para ocupar comitês da companhia.

Veja BBAS3 na Bolsa :

alt

  • Só clique aqui se já for investidor

O post BB (BBAS3) aprova Fausto Ribeiro para CEO; TIM (TIMS3) elege chairman apareceu primeiro em 1 Bilhão Educação Financeira .

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários