Votorantim Cimentos faz emissão de debêntures com metas atreladas a sustentabilidade
Redação 1Bilhão Educação Financeira
Votorantim Cimentos faz emissão de debêntures com metas atreladas a sustentabilidade

A Votorantim Cimentos, empresa internacional de materiais, minerais e soluções, fez sua primeira emissão de debêntures ESG (sigla em inglês que avalia as operações das empresas nos eixos ambiental, social e de governança) no mercado de capitais brasileiro, com metas atreladas a indicadores de sustentabilidade.

A linha de R$ 450 milhões tem prazo de cinco anos, com vencimento em fevereiro de 2026. Os recursos captados serão utilizados para o pagamento de dívidas com vencimento em curto prazo (2023). A taxa de juros da operação foi CDI + 1,45% ao ano.

Votorantim: vendas de cimento e metais levam ao lucro no 3º tri

Votorantim

A captação foi coordenada pelos bancos Itaú BBA, Santander e UBS BB, e a verificação e parecer de segunda parte foi feito pela Bureau Veritas, que validou os indicadores escolhidos e a ambição das metas assumidas.

Os indicadores (KPIs) que serão medidos são a emissão de CO2 por tonelada de cimento e o índice de substituição térmica, dois importantes parâmetros de sustentabilidade para a indústria de cimento e alinhados aos Compromissos em Sustentabilidade para 2030 estabelecidos pela companhia em novembro de 2020. Com o cumprimento das metas estabelecidas a cada dois anos, a Votorantim Cimentos terá benefícios nas condições de pré-pagamento da dívida.

“A realização dessa captação, pioneira no setor de construção civil no mercado brasileiro, é mais um passo para alinhar os compromissos financeiros aos compromissos em sustentabilidade da companhia. Buscamos crescer, inovar e aumentar a eficiência operacional do nosso negócio utilizando sempre a sustentabilidade como um de nossos direcionadores estratégicos”, afirma Osvaldo Ayres Filho, CFO Global da Votorantim Cimentos.

Debêntures

Além dessa primeira emissão de debêntures com critérios ESG no mercado de capitais brasileiro, a Votorantim Cimentos possui cerca de US$ 350 milhões em dívidas no exterior atreladas a indicadores de sustentabilidade.

Você viu?

Em novembro de 2020, a Votorantim Cimentos anunciou seus Compromissos de Sustentabilidade para 2030 . As metas têm o objetivo de alinhar toda operação mundial da companhia às demandas atuais e futuras da sociedade, gerando impacto positivo em toda a sua cadeia e nas comunidades em que atua. Os compromissos são divididos em sete pilares: ética e integridade; saúde, segurança e bem-estar; diversidade e inclusão; inovação, pegada ambiental; economia circular e valor compartilhado.

Meta

A meta estabelecida nos Compromissos de Sustentabilidade para 2030 em relação à emissão de CO2 é de reduzir o índice para 520kg de CO2 por tonelada de cimento até 2030. Entre 1990 e 2020, a empresa já reduziu 25% a sua emissão de CO2 por tonelada de cimento, volume que passou de 763 kg para 576 kg.

Em relação à substituição térmica, a meta é atingir o índice de 53%, percentual de energia vinda de combustíveis alternativos para alimentar os fornos de produção nas unidades fabris. Atualmente, esse índice é de 23%.

  • Só clique aqui se já for investidor

O post Votorantim Cimentos faz emissão de debêntures com metas atreladas a sustentabilidade apareceu primeiro em 1 Bilhão Educação Financeira .

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários