Alta na taxa de juros deve encarecer crédito a empresas, diz especialista
Redação 1Bilhão Educação Financeira
Alta na taxa de juros deve encarecer crédito a empresas, diz especialista

Depois de um ano de manutenção de baixos índices , o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa básica de juros da economia em 0,75 ponto percentual, o que leva a Taxa Selic para o patamar de 2,75% ao ano. O movimento era esperado pelo mercado financeiro, que espera ainda um possível aumento da inflação, que fechou 2020 a 4,52% – acima do centro da meta, que era de 4%.

Nesse cenário, as linhas de crédito disponíveis para pequenos empreendedores tendem a registrar alta, o que já vem ocorrendo desde janeiro de 2021, com registro de taxa média de 2,20% – em dezembro, essa taxa foi de 1,70%. A alta deve ser refletida também pelos grandes bancos – em 2020, com boas condições de mercado, as cinco maiores instituições registraram um aumento médio ponderado de 52% no spread bancário em seis linhas analisadas, passando de 259% a 343% em relação à Taxa Selic.

Entidades consideram acertada manutenção da Selic em 2% ao ano

Juros

Em um contexto no qual o crédito fica mais difícil e caro para os empresários (juros), é cada vez mais necessário oferecer acesso a ferramentas de comparação e diversificação de recursos. “Se ao longo dos últimos meses os empresários precisaram ser resilientes para manter suas atividades, nos próximos tempos, eles precisarão ser mais atentos sobre o cenário econômico do País para continuarem aproveitando as melhores opções disponíveis de crédito”, diz Juliano Graff, fundador da Capital Empreendedor.

A Capital Empreendedor é um marketplace de crédito para empresas, idealizado pelo empresário Juliano Graff, sócio da Master Minds, empresa de investimentos em participações. Trata-se de uma plataforma financeira digital que conecta as MPMEs tomadoras de crédito com mais de 300 instituições, entre Bancos, Fintechs, FIDCs e Empresas Simples de Crédito, com a comparação das melhores ofertas e condições do mercado.

Toda a engrenagem da Capital Empreendedor está fundamentada no uso de ferramentas de Big Data, que processam os requisitos exigidos pelas instituições instaladas no Brasil e as informações de empresas interessadas em buscar crédito de curto, médio e longo prazos.

  • Só clique aqui se já for investidor

O post Alta na taxa de juros deve encarecer crédito a empresas, diz especialista apareceu primeiro em 1 Bilhão Educação Financeira .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!