Publicidade
Publicidade - Super banner
enhanced by Google
 

Inflação pelo IGP-M acelera para 0,65% em setembro, diz FGV

Índice usado para reajustar contratos de aluguel acumula alta de 7,46% em 12 meses

iG São Paulo |

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) acelerou para 0,65% em setembro, ante alta de 0,44% em agosto. O avanço de preços no atacado e ao consumidor explicam o resultado. Em 12 meses, o índice acumula valorização de 7,46%, enquanto no ano a taxa é de 4,15%. Os números foram divulgados nesta quinta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).  

Os preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), subiram 0,74% em setembro, após terem registrado alta de 0,57% um mês antes. A principal influência para o avanço do índice veio do comportamento de preços de Matérias-Primas Brutas (de 1,51% em agosto para 2,04% em setembro) e de Bens Intermediários (de -0,70% para 0,16%).

A inflação no varejo também contribui para o avanço do IGP-M no mês. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) passou de 0,21% em agosto para 0,59% em setembro. Segundo a pesquisa da FGV, todas as sete classes de despesa que compõem o índice registraram acréscimo em suas taxas. O destaque, mais uma vez, ficou com o grupo Alimentação (0,31% para 0,95%).

Em sentido contrário, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) teve leve recuo no mês, de 0,16% em agosto para 0,14% em setembro. Dois dos três grupos que compõem o índice apresentaram desaceleração: Serviços saiu de 0,50% para 0,42%, enquanto os custos com Mão de Obra tiveram recuo de 0,06% para 0,01%. Já o grupo Materiais e Equipamentos subiu de 0,18% para 0,23%.

Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M)

Acompanhe a variação acumulada em doze meses; taxa é bastante usada para reajustar contratos de aluguel

Gerando gráfico...
Fonte: FGV

 

Leia tudo sobre: igp-minflaçãoaluguel

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG