A Avianca Brasil anunciou nesta quarta-feira (21) que passará a oferecer conexão Wi-Fi em suas aeronaves durante voos nacionais. A companhia adaptará a frota com a instalação da antena e dos equipamentos necessários para habilitar a conexão. Até o momento, o serviço está disponível em apenas no avião que faz trajetos entre as cidades de Rio de Janeiro, Salvador e Recife.
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De acordo com previsões da Avianca , o serviço estará disponível em suas 41 aeronaves até dezembro de 2017. Em outubro, outros quatro aviões receberão a conexão. Na primeira etapa do projeto, a companhia deve priorizar voos com trajetos mais longos. Os três primeiros meses serão utilizados para a empresa realizar pesquisas com os passageiros. A conexão será gratuita nesta fase, mas deverá ser cobrada em 2017.
Para utilizar a rede, o passageiro deverá colocar o aparelho em modo avião e selecionar a rede Avianca Wi-Fi. Em seguida, é preciso abrir o navegador do dispositivo e digitar algumas informações pessoais. A conexão será oferecida pela Global Eagle Entertainment (GEE), provedora norte-americana de internet via satélite. A empresa oferece conteúdos, como séries, filmes, jogos e programação de TV ao vivo.
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De acordo com a Avianca, o projeto de internet Wi-Fi nas aeronaves foi criado há dois anos, com investimento de US$ 25 milhões. Em 19 de setembro, a companhia recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação (Anac) para usar redes via satélite. No América do Sul, a empresa é a única a oferecer conexão de internet a bordo. O serviço, no entanto, deve ser oferecido por empresas como Gol, Latam e Azul, que possuem projetos do tipo em desenvolvimento.
Projeto de lei
O novo serviço é apresentado no momento em que o Congresso discute projetos sobre conectividade em meios de transporte. A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou na segunda-feira (19) um projeto de lei que obriga companhias aéreas
a oferecerem internet sem fio em voos domésticos. O texto também prevê a oferta de Wi-Fi em ônibus, trens e metrôs.
De acordo com o texto, a oferta deverá atingir a totalidade dos veículos em um prazo de cinco anos e as empresas não poderão usar a obrigação como justificativa para aumentos na passagem. Após ser aprovado na comissão, o projeto será analisado pela Comissão de Viação e Transportes e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, para depois seguir para votação em Plenário.