Brasil Econômico ao Vivo desta quinta (27) recebe o líder de inovação financeira na Fenasbac, Rodrigoh Henriques
Brasil Econômico
Brasil Econômico ao Vivo desta quinta (27) recebe o líder de inovação financeira na Fenasbac, Rodrigoh Henriques

Já pensou em trocar de operadora de celular e não ter que enfrentar toda a burocracia de fornecimento de dados? Bem, pelo menos no sistema financeiro isso em breve será possível. Nesta sexta-feira (29), entra em vigor mais uma fase do Open Banking, ou Banco Aberto, que possibilita a transferência da propriedade das informações bancárias das instituições financeiras para os clientes, conferindo maior liberdade, tornando possível acessar inúmeros benefícios através do compartilhamento dos dados.

Até o momento as duas primeiras fases que envolvem  troca de dados de cadastros e de transações entre as instituições, como produtos e serviços associados às contas dos clientes já foram implementadas. A partir de amanhã passa a valer a terceira, que permite o compartilhamentos de transferências pelo Pix. 

Ainda ficam pendentes 6 fases do novo modelo de compartilhamento, sendo elas: 

  • 15 de dezembro de 2021 - Início da fase 4, com a troca de informações entre as instituições sobre os demais produtos financeiros, como câmbio, investimentos, previdência e seguros
  • 15 de fevereiro de 2022 - Compartilhamento de serviços de transferências entre contas do mesmo banco e TED
  • 30 de março de 2022 - Compartilhamento do envio de propostas de operações de crédito a clientes que aderirem ao open banking
  • 31 de maio de 2022 - Compartilhamento de dados de clientes sobre demais operações financeiras, como câmbio, investimentos, previdência e seguros
  • 30 de junho de 2022 - Compartilhamento de serviços de pagamento por boleto
  • 30 de setembro de 2022 - Compartilhamento de serviços de débito em conta

Especialistas defendem que a integração entre sistemas bancários permitirá ao cliente ter mais liberdade para escolher o que mais se adequar ao seu perfil e assim estimular a competitividade no setor. 

Leia Também

Para debater sobre o aumento da energia e seus impactos na inflação, o Brasil Econômico Ao Vivo desta quinta-feira (27) recebe o líder de inovação financeira na Fenasbac (Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central), Rodrigoh Henriques. A live começa às 17h no canal do  YouTube do iG , pela página oficial do portal no  Facebook ou pelo LinkedIn . Você pode mandar suas dúvidas pelo  economia@igcorp.com.br  ou pelo chat da transmissão.

Lives Brasil Econômico

Semanalmente, a redação do Brasil Econômico entrevista algum especialista para aprofundar um tema relevante do noticiário econômico. Sempre às quintas-feiras, as transmissões começam às 17h pela página do Facebook e pelo canal do iG no YouTube.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!