A Forever 21 é uma marca jovem com pegada descolada que causou frisson quando chegou ao país
Divulgação
A Forever 21 é uma marca jovem com pegada descolada que causou frisson quando chegou ao país

A rede de roupas californiana Forever 21 está saindo do Brasil. Até domingo (20), a empresa que virou símbolo do sucesso e da decadência do fast fashion (moda rápida) fechará todas as suas 15 lojas no país, após oito anos de atuação por aqui. E fará uma queima de estoque na despedida. Mas por que a marca decidiu deixar o Brasil?

A Forever 21 é uma marca jovem com pegada descolada que causou alvoroço quando chegou ao país. No entanto, diferentemente do sucesso que experimentou em outros países com peças baratas em dólar e euro, por aqui, seus produtos não são vistos como tão baixos.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

Impostos altos, custos de importação e infraestrutura acabam elevando o preço final das roupas, situação que foi agravada com a pandemia.

"Lá fora o fast-fashion tem alta rotatividade. No Brasil, não funcionou. Nunca conseguiram ter ganho de escala. Com a pressão do segmento em que os custos aumentaram e as vendas não são suficientes, o que estava no limite passou a dar um prejuízo maior", diz Eduardo Yamashita, diretor de operações da consultoria de consumo e varejo Gouvêa Ecosystem.

Concorrência das chinesas

Além disso a empresa enfrenta uma derrocada global, com a concorrência de asiáticas on-line como Shopee e Shein. Em 2019, a companhia entrou em recuperação judicial nos Estados Unidos. No ano passado, fechou suas 44 unidades no Canadá.

No Brasil, a rede chegou a enfrentar ações de despejo por atraso no pagamento do aluguel de lojas de shoppings. Os casos foram parar na Justiça e a marca de fast-fashion foi processada por RioSul, Shopping Tijuca e Plaza Shopping Niterói, no Grande Rio.

Com a rede Multiplan, a varejista fechou um acordo no início do ano passado, mas teve que fechar 11 de suas unidades nos shoppings do grupo. Procuradas, as administradoras dos shopping não se manifestaram.

Não está claro se a empresa vai manter vendas on-line no Brasil. Nas redes sociais, há descontos de até 50% na queima de estoque dos últimos dias. No Instagram da Forever 21, a empresa fez posts sobre a liquidação afirmando que duraria enquanto houvesse estoque nas seguintes lojas: Bourbon, Guarulhos e Outlet Catarina, em São Paulo; Shopping í, em Londrina (PR); e na loja de Recife (PE).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!