STF libera licença-maternidade de 6 meses a servidores pais solo
Luciano Rocha
STF libera licença-maternidade de 6 meses a servidores pais solo

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou nesta terça-feira (10), por unanimidade, que servidores federais que sejam pais solo podem ter a licença-maternidade estendida em até 180 dias, mesmo tempo concedido às mães. O colegiado entendeu que o benefício deveria ser estendido tendo em vista o princípio da isonomia entre homem e mulher e da proteção integral à criança.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia 

O mérito foi avaliado na Corte devido a Recurso Extraordinário protocolado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que recorreu de uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). O órgão concedeu a licença-paternidade por 180 dias a um perito médico do INSS, pai de gêmeas que foram geradas nos Estados Unidos, por fertilização in vitro e barriga de aluguel.

O relator do caso no STF, o ministro Alexandre de Moraes, destacou, em voto proferido nesta quarta-feira, dia 11, que a Corte, por diversas vezes, assegurou esse direito a mulheres gestantes, preocupados com o bem-estar e à proteção integral da criança.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!