A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo informou que tenta reverter a instabilidade no sistema de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e). Usuários do servidor reclamam de problema ao emitir o documento desde segunda-feira (15).
De acordo com a pasta, o sistema passou por atualização no fim de semana, mas uma falha no gerenciador do banco de dados provocou a instabilidade na operação da plataforma.
Em nota, a Prefeitura informou que enquanto o sistema não for normalizado, empresários poderão emitir um Recibo Provisório de Serviços (RPS), que poderá ser confeccionado ou impresso pelo próprio contribuinte, devendo conter todos os dados que permitam a substituição pela NFS-e quando o sistema voltar a normalidade.
A pasta ressaltou que publicará uma portaria no Diário Oficial do município nesta sexta-feira (19) informando a isenção de penalização por atraso na emissão de notas.
A Secretaria da Fazenda disponibilizou no site do governo municipal um tutorial sobre como os contribuitem podem emitir o Recibo Provisório de Serviços, no lugar da Nota Fiscal. Os recibos devem ser convertidos em notas fiscais até o próximo dia 6 de dezembro. Após esse prazo, o contribuinte poderá ser multado.