A Caixa Econômica Federal
anunciou que irá tirar dúvidas de aposentados sobre a Prova de Vida do INSS pelo telefone
. A medida visa facilitar e agilizar os atendimentos aos beneficiários da Previdência Social.
As dúvidas podem ser tiradas pela Central de Atendimento da Caixa no telefone 0800 726 0207 na opção 7 . Além de tirar dúvidas sobre a prova de vida, o aposentado conseguirá informações sobre a situação do benefício e portabilidade.
A prova de vida voltou a ser obrigatória no começo deste mês para aposentados e pensionistas do INSS . Caso não seja feita, o beneficiário poderá perder o valor da aposentadoria.
Devido à pandemia, a Previdência liberou o agendamento da prova de vida pela internet ou aplicativo. Lá também é possível tirar dúvidas sobre os documentos que devem ser entregues.
É possível agendar o serviço pelo telefone 135, solicitar pelo aplicativo Meu INSS ou no site gov.br/meuinss .
Como pedir pelo telefone
- Telefone para o número 135 no horário de atendimento, das 7h às 22h, de segunda a sábado
- Tenha em mãos o número do CPF da pessoa para quem quer pedir o atendimento
- Ao ouvir as opções informadas pela gravação, digite 0 (zero) para falar com um atendente
- Informe o serviço que deseja pedir, como prova de vida ou cadastro e renovação de procuração
Como pedir pelo aplicativo
- Faça login no Meu INSS (caso não tenha senha, será preciso cadastrar uma)
- Na barra de pesquisa que aparece abaixo do seu nome, escreva: prova de vida
- Escolha a prova de vida mais adequada à situação da pessoa (dificuldade de locomoção ou maior de 80 anos)
- Siga as orientações que aparecerão na tela