Ibovespa recua nesta quinta-feira após chegar a valor recorde um dia antes
Getty Images
Ibovespa recua nesta quinta-feira após chegar a valor recorde um dia antes

O dólar comercial sustenta a queda observada na véspera. A moeda americana é negociada com desvalorização de 0,06%, valendo R$ 4,056. Na Bolsa , O Ibovespa (principal índice da B3) recua 0,33%, aos 113.932 pontos.

Na véspera, o índice atingiu o patamar recorde , fechando aos 114.341 pontos. A aprovação do impeachment de Donald Trump na Câmara americana não impactou o comprtamento dos mercados.

STF decide que é crime deixar de pagar ICMS de forma intencional e contumaz

 A Câmara dos Deputados dos EUA considerou o presidente Trump culpado de abuso de poder e obstrução do Congresso. Mesmo com essa vitória dos Democratas, o presidente tem poucas chances de ser removido do cargo. O processo ainda precisa ir à votação no Senado, onde os Republicanos (partido de Trump) tem maioria.

"A aprovação do impeachment na Câmara americana já estava precificada pelo mercado ", destaca Victor Beyruti, economista da Guide Investimentos. "Trump segue no governo e o processo dificilmente passará pelo Senado, dominado por parlamentares republicanos", avalia.

Você viu?

No Brasil

Na agenda interna, o ministro da Economia Paulo Guedes participou de um café de encerramento do ano com jornalistas.

As delcarações de Guedes também não afetam muito o desempenho do mercado nesta quinta, uma vez que os analistas avaliam que suas declarações não trouxeram novidades significativas sobre a economia do Brasil.

Guedes descarta retorno da CPMF, mas confirma que estuda criar novo imposto

 "É fato que declarações do ministro são acompanhadas pelos investidores, e elas podem ter um efeito pontual no comportamento do mercado. Mas, boa parte do que ele disse já é um consenso entre o mercado ", destaca Beyruti.

Guedes voltou a defender a criação de um imposto sobre transações financeiras para ocmpensar uma possível desoneração nas contribuições que empregadores recolhem sobre os salários de seus funcionários.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!