Além de Geraldo Alckmin, outros candidatos participam do evento que aconteceu em Brasília
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Além de Geraldo Alckmin, outros candidatos participam do evento que aconteceu em Brasília

O candidato Geraldo Alckmin participou do evento "O Futuro do Brasil na Visão dos Presidenciáveis 2018" nesta segunda-feira (6), em que destacou suas propostas para a pasta econômica e debateu a retomada do crescimento econômico do País.

Leia também: Dinamismo econômico se retoma com intervenção do Estado, diz economista do Psol

O encontro promovido ontem funcionou da seguinte forma: Geraldo Alckmin fez uma apresentação inicial e depois respondeu a perguntas feitas pelos integrantes do grupo de empresários participante. O público focou nas propostas para o setor da construção civil e o papel da área para a recuperação do crescimento econômico.

Participaram ainda do evento os presidenciáveis Marina Silva (Rede), Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT) e Henrique Meireles (MDB). Confira abaixo como foi o debate com Geraldo Alckmin (PSDB).

Geraldo Alckmin diz que crescimento vem com retomada de obras paralisadas

Geraldo Alckmin disse que ainda não sabe se privatizará os bancos públicos, se eleito
Du Amorim / A2img
Geraldo Alckmin disse que ainda não sabe se privatizará os bancos públicos, se eleito

Alckmin explicou que, se eleito, o papel da construção civil no crescimento do País será iniciado pela retomada das obras paralisadas , como a ferrovia Transnordestina.

O ex-governador do estado de São Paulo defendeu ser necessário terminar essa e outras obras o mais rápido possível, e afirma que já está estudando como a ideia será colocada em prática. Inclusive, o candidato adiantou que pretende realizar parcerias com alguma "empresa nova e privada" para concluir o projeto.

O tucano destacou que o valor arrecadado pelo governo federal, de cerca de R$ 3 bilhões, das empresas de saneamento com a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e com o Pasep, seria destinado à população por meio de investimentos de água e esgoto. 

Você viu?

Em relação ao consumidor, o candidato do PSDB declarou que o seu programa de governo tem o intuito de aumentar o número de instituições bancárias para elevar a competitividade no setor e, consequentemente atender melhor os seus respectivos clientes.

O presidenciável disse que ainda não sabe se uma eventual privatização dos bancos públicos seria algo positivo para o País.

Ainda no assunto “empresas estatais”, o candidato declarou abertamente que deseja quebrar ‘na prática’ o monopólio do refino, que tem hoje "99% nas mãos da Petrobras”, para também aumentar a competição na área e os investimentos no País.

Alckmin defendeu que pretende fazer a revisão do Fundo de Investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS), atualmente sob responsabilidade da Caixa Econômica Federal, para que os recursos do benefício sejam voltados a projetos de moradia, mobilidade e infraestrutura.

O Futuro do Brasil na Visão dos Presidenciáveis 2018

Pariciparam do evento: Marina Silva, Geraldo Alckmin , Álvaro Dias, Ciro Gomes e Henrique Meireles
Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE
Pariciparam do evento: Marina Silva, Geraldo Alckmin , Álvaro Dias, Ciro Gomes e Henrique Meireles

De acordo com a Coalizão pela Construção - entidade responsável por organizar o evento e que reúne 26 entidades representativas da indústria da construção - foram convidados para discutir o crescimento econômico apenas os candidatos mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto.

Sendo assim, a organização explicou que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) não compareceu porque alegou problemas de agenda para participar, enquanto que o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi porque está preso. Em contrapartida, Coalizão pela Construção pontuou que o candidato Henrique Meirelles foi convidado para debater a retomada do crescimento econômico pela representatividade do partido.

Para saber mais sobre o candidato Geraldo Alckmin  e os outros presidenciáveis, continue acompanhando as informações do portal iG. 

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!