Brasil Econômico

Brasil Econômico

Segundo o levantamento, apenas um terço dos trabalhadores se diz satisfeito com seu emprego de forma geral
iStock
Segundo o levantamento, apenas um terço dos trabalhadores se diz satisfeito com seu emprego de forma geral

Um levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva e pelo Grupo LTM mostra que 56% dos brasileiros desejam  mudar de emprego . O número representa 18,7 milhões de trabalhadores insatisfeitos com sua ocupação atual. Apenas um terço dos trabalhadores diz estar satisfeito com o trabalho de maneira geral.

Leia também: Acordo sobre planos econômicos das décadas de 80 e 90 será protocolado no STF

De acordo com o estudo, as premiações por performances são vistas como uma importante ferramenta de motivação e engajamento dos funcionários. Além disso, foi destacado que trabalhadores com carteira assinada que recebem prêmios por seu desempenho são 45% mais satisfeitos com o emprego do que os que não recebem.

Cerca de 87% dos trabalhadores entendem que premiações em produtos e serviços como uma opção de as empresas mostrarem que valorizam seus funcionários. Para 88%, as campanhas de incentivo que utilizam produtos e serviços potencializam a motivação da equipe, enquanto 80% acreditam que esses programas impulsionam a sensação de reconhecimento, o que melhora a produtividade e a leveza no ambiente de trabalho.

Você viu?

Mesmo sendo valorizados pelos trabalhadores, os programas de premiação de performance ainda não são completamente aproveitados pelas corporações. Entre os que trabalham com carteira assinada, 89% não recebem prêmios pelo seu desempenho profissional, contra a 11% que recebem.  

Leia também: Após chegar ao menor nível da história, Selic pode ter novo corte em fevereiro

"Os números da pesquisa mostram uma grande insatisfação das pessoas com o seu atual trabalho e, ao mesmo tempo, uma receptividade dessas pessoas para novas formas de reconhecimento profissional", analisa o idealizador do Guia do Incentivo, Emerson Moreira. "É uma boa oportunidade para que as empresas reflitam e proponham outros tipos de premiações, para motivar e proporcionar maior satisfação entre os seus funcionários.

O estudo ainda evidenciou que para os brasileiros, é de extrema importância que as empresas demonstrem que reconhecem o esforço e o trabalho desenvolvido por seus funcionários. Para 96%, isso pode ser feito por meio de recompensas materiais, como dinheiro, viagens, vale presente, entre outros. Para 90%, também são relevantes as recompensas imateriais, como elogios, homenagens e ações que indiquem sinais de reconhecimento.

Leia também: Em 10 anos, 21,8% das empresas do País terão feito a digitalização na produção

Quando confrontados com a frase “para mim, apenas o salário é importante na escolha de um emprego”, 59% dos entrevistados disseram não concordar. Para 78% deles, elogios e  feedbacks  positivos são identificados como mecanismos de ter seu trabalho reconhecido. A pesquisa contou com entrevistas realizadas com 1.019 brasileiros com 18 anos ou mais que trabalham com carteira assinada nas cinco regiões do país.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!